PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE, SERVIÇO DE SAÚDE E COMUNIDADE: ESTUDO SOBRE TERRITÓRIO E COMUNICAÇÃO PARA O CONTROLE DA DENGUE COMO PROCESSO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v6i11.5884Keywords:
Atenção Primária à Saúde; Dengue; Educação em saúde; Participação da comunidade Territorialização.Abstract
A Política Nacional de Atenção Básica estabelece a participação dos profissionais de saúde
no processo de territorialização da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos
expostos a riscos, inclusive aqueles relativos à dengue. A atualização dessas informações permite priorizar
situações no planejamento local. O objetivo desse projeto de intervenção foi desenvolver junto à comunidade de uma Unidade Básica de Saúde o estudo de território, ações de controle do vetor Aedes aegypti, formação de estudantes e profissionais de saúde para interagir com a comunidade. Desenvolvido de forma participativa e voltado à resolução de problema identificado na realidade. Realizado com ações de comunicação e educação em saúde no controle da dengue e reconhecimento do território. Participaram 125 pessoas, preenchendo questionários cujas questões atendiam necessidades da equipe de saúde e moradores. Utilizou se metodologia do censo do IBGE, para visita ás 295 quadras. Foram visitados 3242 domicílios, realizadas 1444 entrevistas. A percepção do espaço geográfico vivo pelos participantes possibilitou compartilhar conhecimentos, agregar informações muitas vezes ausentes nas bases de dados oficiais e problematizar a realidade para qualificar a interpretação sobre necessidades locais. A coordenação, os participantes do trabalho de campo, os agentes comunitários de saúde e da vigilância ambiental avaliaram como positiva a intervenção educativa para o controle da dengue e perceberam a necessidade de ações regulares, pautadas no diálogo para lidar com a realidade dos moradores desse território no controle dessa arbovirose. O trabalho em equipe possibilitou processo de ensino e aprendizagem para todos. (apoio edital n° 014/2016 –
PROEX/UNESP)