ENSINO E EXTENSÃO EM GEOCIÊNCIAS VERSUS COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7843Keywords:
Palavras-chave: Ações emergenciais. Extensão. Geologia. Covid-19.Abstract
A suspensão das atividades presenciais durante a pandemia da COVID-19 trouxe um desafio à comunidade acadêmica, e as instituições de ensino superior tiveram que se adaptar a este cenário. Desde meados de março, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sofre forte impacto na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, resultando em expressiva redução das ações de formação qualificada dos discentes e de difusão de ciências em meio a sociedade. Nesta crise, o curso de Geologia foi muito afetado pois 54% de seus componentes curriculares obrigatórios incluem aulas em laboratórios e em campo e suas atividades de extensão são essencialmente presenciais. Sendo assim, a adoção de medidas emergenciais que foquem na qualidade de vida dos discentes e na manutenção de seu vínculo com a universidade é urgente. Estas medidas emergenciais podem ser indissociáveis da difusão da ciência à sociedade. Utilizando as redes sociais, o projeto de extensão “Sedimentando conhecimentos geológicos na quarentena”, reinsere os discentes em suas atividades acadêmicas e populariza as Geociências por meio de lives com renomados pesquisadores e profissionais liberais brasileiros e estrangeiros. Adicionalmente, o projeto mostra à sociedade as áreas de atuação do geólogo. A ação prevê até o mês de dezembro de 2020, a realização de cerca de 24 encontros remotos na plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo via YouTube e certificação por formulários do Google. Os resultados preliminares apontam um tempo médio de retenção dos espectadores de até 30 minutos e maior rotatividade de visualizações em palestras de 60 a 120 minutos.