PSICOLOGIA EM LINK: PROJETO DE ESCUTA PSICOLÓGICA ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7854Keywords:
Atendimento online. COVID-19. Pandemia. Acolhimento Psicológico. Plantão Psicológico.Abstract
O presente artigo tem como objetivo principal relatar a experiência da ação extensionista Psicologia em Link, criada para desenvolver um espaço de escuta e acolhimento psicológico de forma online durante o período de afastamento social na pandemia da COVID-19 no ano de 2020. O atendimento online é uma modalidade reconhecida e regulamentada pelo sistema conselhos de Psicologia. Este projeto foi implantado diante da impossibilidade da realização dos atendimentos presenciais, a partir de estudos recentes sobre saúde mental em tempos de distanciamento social e sobre o próprio atendimento online. Todos os atendimentos foram realizados virtualmente através de plataformas de vídeo conferências (Skype, Google Meet) e para divulgação e acesso ao projeto foram utilizadas redes sociais como o WhatsApp e o Instagram. Apontamos que, nesse contexto, a universidade pública assume um importante papel ao não se eximir em devolver à comunidade externa os investimentos realizados ao contribuir no esforço de redução do sofrimento mental da população, além de atender ao fundamento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desde o planejamento até a prática, a ação apresentou desafios que conduziram à produção de conhecimento, experiência e possibilidade de atendimento a diversos públicos. Os atendimentos nas modalidades online têm oferecido perspectivas positivas e relevantes no cuidado e minimização de danos em situações de urgência. Apesar dos desafios encontrados durante a experiência, ressalta-se, neste relato, a validade e o impacto da ação para toda a comunidade, incluindo, também, a formação dos alunos extensionistas envolvidos, atentos às novas modalidades, às diversas realidades e às demandas sociais.