Tempo é cérebro: relato de experiência da educação em saúde sobre o Acidente Vascular Cerebral

Autores/as

  • Érica Otoni UESB
  • Giovana Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB Vitória da Conquista, BA
  • Lukas Freire Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB Vitória da Conquista, BA
  • Guilherme Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB Vitória da Conquista, BA
  • Qesya Rodrigues Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde - UFBA, Vitória da Conquista, BA
  • Philip Glass Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB Vitória da Conquista, BA

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.11323

Palabras clave:

Acidente Vascular Cerebral, Educação em Saúde, Neurologia

Resumen

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo, acometendo principalmente adultos de meia-idade e idosos, no entanto, a população leiga ainda possui baixa capacidade de reconhecer os sinais, sintomas e fatores de risco da doença, dificultando sua prevenção e o rápido atendimento para a minimização de sequelas. Assim, o presente relato objetiva descrever a ação realizada pelos acadêmicos da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LANN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com o intuito de disseminar o conhecimento das interfaces deste assunto e instigar a reprodução dessa atividade nos mais diversos ambientes. Logo, trata-se de um estudo descritivo que visa detalhar a referida ação, intitulada “Tempo é cérebro". Têm-se como resultado desta atividade extensionista, o aperfeiçoamento de atributos importantes para a formação dos discentes, como a habilidade de comunicação e adequação da linguagem ao público, a educação em saúde ao entrelaçar os estudantes à comunidade, e a Medicina Baseada em Evidências ao transmitir as informações dispostas na literatura científica atualizada e de qualidade. Posto isto, o evento se mostrou relevante tanto aos participantes, que puderam adquirir um conhecimento por vezes inacessível ou restrito à área da saúde, quanto aos organizadores, ao explorar características fundamentais na sua prática profissional, com perspectivas de que sejam realizadas anualmente, a fim de atingir mais indivíduos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

Otoni, Érica, Andrade, G., Freire, L. ., Cardoso, G., Rodrigues, Q., & Glass, P. (2023). Tempo é cérebro: relato de experiência da educação em saúde sobre o Acidente Vascular Cerebral . Revista Extensão & Cidadania, 11(19), 230-240. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.11323

Número

Sección

Relatos de Experiência