O ensino de Técnicas de Primeiros Socorros em uma escola pública: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v10i18.11370Palabras clave:
Primeiros Socorros. Extensão. Capacitação. Enfermagem.Resumen
Objetivo: relatar a experiência de discentes e docente do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte acerca de uma capacitação realizada com leigos sobre Primeiros socorros em uma escola pública. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que informa a vivência de membros do projeto de extensão Suporte Básico de Vida em uma Escola Pública de Mossoró/RN acerca de uma capacitação realizada junto aos pais, alunos e servidores de uma escola pública de Mossoró. As temáticas foram abordadas por meio de roda de conversa, onde permitiu que o público participasse de forma ativa, contribuindo com vivências e conhecimentos nos assuntos. Os conteúdos ministrados foram: Desmaio, Parada Cardiorrespiratória, hemorragias, engasgos e como criar um kit de primeiros socorros. Resultados: durante as temáticas explanadas, notou-se que os participantes não possuíam domínio nos assuntos discutidos, uma vez que os primeiros socorros não são muito difundidos no ambiente escolar. Evidencia-se a relevância do treinamento em primeiros socorros para pessoas leigas, pois o mesmo contribui para a prestação de socorro de forma a garantir a vida das vítimas de acidentes, seja nas ruas, em casa, no ambiente de trabalho e outros equipamentos sociais. Conclusão: através dos conhecimentos adquiridos, pessoas leigas terão mais confiança no momento de socorrer uma vítima. As temáticas abordadas neste projeto de extensão podem ser discutidas com diversos grupos de indivíduos, pois a maioria das pessoas leigas em primeiros socorros já presenciou ou foi vítima de algum acidente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Extensão & Cidadania
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.