Jogos lúdicos como recurso no reforço escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12523

Palabras clave:

Educação. Reforço escolar. Jogos Lúdicos

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo relatar a vivência de discentes do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), membros do projeto de extensão: Reforço de Matemática por meio de jogos lúdicos. A proposta do projeto é de contribuir, de forma direta, para a melhoria do rendimento nos estudos na disciplina de Matemática. O que se pretende, não é repetir as explicações do conteúdo ministrado em sala de aula, mas perceber quais são as dificuldades dos alunos e, a partir disso, trabalhar para ajudá-los na evolução do aprendizado por meio de jogos lúdicos. O projeto atende quatro turmas com uma média de 20 alunos cada. As aulas de reforço são oferecidas aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Santa Rita do Araguaia – GO e ocorrem quinzenalmente. O projeto ainda está em andamento e os resultados obtidos até o momento levam a uma mudança de postura dos alunos com relação ao estudo da Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Henrique de Campos Motta , Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduando do Curso de Ciência da Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Alto Araguaia, Mato Grosso, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0009-0002-8521-8828   E-mail: gabriel.motta@unemat.br

Luzimeire Tavares Ferreira, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Licenciada em Matemática. Professora do Ensino Básico na Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Goiás, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0009-0003-7270-2693   E-mail: luzimeire.municipal@unemat.br

Paulo Victor Alves Correia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduando do Curso de Ciência da Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Alto Araguaia, Mato Grosso, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0009-0003-4894-5177   E-mail: paulo.victor2@unemat.br

Pedro Antônio Carvalho Bastos, http://orcid.org/0009-0006-3544-1692

Graduando do Curso de Ciência da Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Alto Araguaia, Mato Grosso, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0009-0006-3544-1692   E-mail: pedro.bastos@unemat.br

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

de Oliveira Dias, A., de Campos Motta , G. H., Tavares Ferreira, L., Alves Correia, P. V., & Carvalho Bastos, P. A. (2023). Jogos lúdicos como recurso no reforço escolar. Revista Extensão & Cidadania, 11(19), 146-159. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12523

Número

Sección

Relatos de Experiência