Acompanhamento dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na creche bem-querer: uma proposta de intervenção.

Autores

  • Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta de intervenção na Creche Bem-Querer relacionada à área de Psicologia do Departamento de Filosofia Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).Essa proposta é um projeto de extensão que tem como objetivo acompanhar os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças que frequentam a Creche – localizada no campus da UESB em Vitória da Conquista – através de atividades junto aos educadores, às crianças e às suas famílias. O projeto teve duração inicial de um ano, de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012: inicialmente,foi realizada uma aproximação com a Creche por meio de uma observação participante da rotina das crianças e de uma participação nas reuniões pedagógicas com os educadores. Em seguida, foi traçado o perfil social dascrianças ao promover-se o estreitamento da relação entre as famílias e a Creche. Com esse diagnóstico, foram construídas estratégias de intervenção, como o grupo de discussão e orientação das famílias e/ou educadores, com o intuito de valorizar o processo e a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. O resultado alcançado promoveu a instrumentalização dos educadorese famílias no que diz respeito aos conhecimentos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a Creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Virgínia Moraes da Silva, C. (2016). Acompanhamento dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na creche bem-querer: uma proposta de intervenção. Revista Extensão & Cidadania, 3(6). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/2477

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência