O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE JEQUIÉBA AS PRIMEIRAS REFLEXÕES

Autores

  • Januária Araújo Bertani
  • Cleusiane Vieira Silva
  • Marcelo Araujo Lino
  • Francisleide da Silva Pires de Santana

Resumo

Neste artigo pretendemos analisar as primeiras ações do Projeto de Extensão“A Geometria e a Etnomatemática em uma Escola Quilombola de Jequié –BA”, voltadas ao ensino da geometria e às práticas docentes dos professoresde Matemática do Colégio Estadual Doutor Milton Santos. Escolhemoscomo abordagem teórica metodológica o Programa de Etnomatemática. Paraa realização deste projeto ocorreram reuniões quinzenais, com o intuito deapresentar a proposta e iniciar as discussões e análises sobre o ensino degeometria, considerando o contexto social e cultural deste ambiente escolar.Como resultados parciais, destacamos que durante os encontros os professorescomeçaram a perceber as correlações existentes entre a geometria e outrasáreas de conhecimento, além de relacioná-la com a cultura afro-brasileira.
Palavras-chave: Geometria. Etnomatemática. Cultura afro-brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Araújo Bertani, J., Vieira Silva, C., Araujo Lino, M., & Pires de Santana, F. da S. (2016). O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE JEQUIÉBA AS PRIMEIRAS REFLEXÕES. Revista Extensão & Cidadania, 2(3). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/2608

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência