DISTRIBUIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE FEMININA: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA –UESB
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v4i8.3584Palabras clave:
Ensino Superior, Participação feminina, EducaçãoResumen
O presente estudo teve como objetivo analisar a inserção da mulher no ensino superior, na
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. A metodologia utilizada foi uma pesquisa
exploratória e descritiva, estudo de caso único. A classificação do delineamento dos
procedimentos foram as pesquisas bibliográfica, para compreender o processo expansão da
educação no Brasil e na Bahia; e a documental, com a coleta de dados junto a Secretaria Geral
de Cursos e a Gerência de Assistência e Assuntos Estudantis. Após o levantamento, os dados
receberam tratamento quantitativo e foram analisados à luz do referencial teórico. Os principais
autores que nortearam este estudo foram: Martins (2014), Queiroz (2013), Santos (2014), entre
outros. Os resultados demonstraram que na UESB, as mulheres representam maioria,
especialmente, no campus de Jequié, muito pela característica dos cursos oferecidos, que são
voltados para a área da saúde. Vitória da Conquista representa a maior equidade entre os
gêneros na população discente, ainda assim, as mulheres correspondem a maior parte. Em
Itapetinga, no ano de 2016, houve uma tendência de aumento da participação feminina como
ocorreu em 2011 e 2012. No que diz respeito as áreas de conhecimento, foi percebido que a
predominância feminina é nas ciências humanas e nas da saúde, as ciências exatas e da terra e as
engenharias ainda é superior o número de homens. Os destaques positivos foram Engenharia de
Alimentos, que apresentou presença forte de mulheres e o curso de Direito que contempla o
maior nível de igualdade dos cursos ofertados na instituição