O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES A PARTIR DO INDICADOR NATURAL PRODUZIDO COM AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart)*

Autores/as

  • Rafaela de Jesus Silva
  • Josimara Cristina de Carvalho-Oliveira
  • Iracilma da Silva Sampaio
  • Cassia Patrícia Muniz de Almeida
  • André Camargo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v5i9.4603

Resumen

O presente trabalho retrata uma atividade diferenciada realizada com alunos do3º ano do Ensino
Médio no Ensino de Química, de uma escola pública de Rorainópolis-Roraima. Durante o estágio
supervisionado IV observou-se a dificuldade dos educandos em assimilar a temática retratada nas
aulas, pois somente exposições teóricas não lhes despertavam o interesse. Por isso, essa pesquisa
apresenta o ensino de ácidos e bases utilizando um indicador alternativo a partir do açaí, visando
melhorar o entendimento dos estudantes, através de uma ação contextualizada. O extrato do açaí
atua como solução indicadora de substâncias ácidas e alcalinas, uma vez que seus pigmentos
naturais são responsáveis pelas alterações na coloração de acordo com o meio. Os resultados
demonstraram que o fruto é uma boa opção para se usar como indicador, pois realiza tal função de
forma muito satisfatória, através da variação de cor. Trata-se de uma metodologia simples e de
baixo custo, sendo uma boa escolha em escolas sem laboratórios ou materiais adequados. A
proposta auxiliou os estudantes a compreender a importância das aplicações do assunto discutido
no cotidiano e como seus conhecimentos são essenciais na atualidade. A dinâmica propiciou a
abordagem e discussão de conteúdos de Química, bem como sua analogia com aspectos da vida
diária dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Silva, R. de J., de Carvalho-Oliveira, J. C., Sampaio, I. da S., Muniz de Almeida, C. P., & de Oliveira, A. C. (2018). O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES A PARTIR DO INDICADOR NATURAL PRODUZIDO COM AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart)*. Revista Extensão & Cidadania, 5(9,10), 1-13. https://doi.org/10.22481/recuesb.v5i9.4603

Número

Sección

Artigos e Relatos de Experiência