O DESENHO COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM PEDIATRIA: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA ENFERMA-RIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v7i12.5915Palabras clave:
desenho, humanização da, assitência, ludoterapia, saúde da criançaResumen
O presente artigo apresenta um relato de experiência do Programa Extensionista intitulado Enferma-
Ria: a palhaçaria como ferramenta na promoção da saúde materno-infantil. O referido Programa atua
desde o ano de 2015, realizando ações lúdicas por meio da palhaçaria em um Hospital Pediátrico de
referência para a Região da Oeste Catarinense. As visitas são realizadas, semanalmente, com as crianças
por educandos do Curso de Graduação em Enfermagem e Medicina da Universidade Federal da
Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC). A partir disso, um dos recursos utilizados foi o desenho, o
qual repercutiu potencialmente como mediador do lúdico no ambiente de cuidado. Participaram da
atividade um total de 25 crianças junto a seus familiares cuidadores e os profissionais. A produção
artística representou uma atividade terapêutica de auto expressão e personificação de fácil aplicabilidade
no plano de cuidados permitindo a criança fantasiar e brincar com situações do processo de
hospitalização, obtendo respostas positivas no que diz respeito à interação entre os sujeitos, bem como
a minimização do estresse ocasionado pelo adoecimento. Desta forma, o desenho compõe uma estratégia
de cuidado criativa, viabilizando a prática da humanização no ambiente hospitalar e contribuindo para
uma assistência voltada à integralidade da saúde da criança.