FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA EXTENSÃO: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO FILOSÓFICO E ENRIQUECIMENTO METODOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7095Palabras clave:
Educação Básica. Ensino. Filosofia. Formação Continuada.Resumen
A formação continuada tem um potencial para contribuir na construção das condições necessárias para oferecer um ensino médio de qualidade e para a consolidação da função social desta etapa de ensino. Um dos objetivos do Curso de Licenciatura em Filosofia é formar profissionais qualificados para o magistério. Esta qualificação compreende a capacitação para a transmissão do legado da tradição filosófica, gosto pelo pensamento inovador, crítico, autônomo, habilitação para despertar os jovens para o pensamento lógico, sistemático e a reflexão. Conectado com esses propósitos, o Projeto de Extensão: “Curso de formação continuada para professores que atuam no ensino de Filosofia na região de abrangência da 15ª CRE” foi implementado diante dos enormes desafios no ensino de Filosofia. Seu objetivo foi contribuir para a formação continuada de professores de Filosofia que atuam nas escolas da região norte do RS. Nele foram desenvolvidas 10 palestras/oficinas na 1ª edição (2015 e 2016) e 13 palestras/oficinas na 2ª edição (2017 e 2018), envolvendo diferentes áreas: Ética, Política, Metafísica, Epistemologia, História da Filosofia, Estética, Filosofia da Linguagem, Cinema e Filosofia, Lógica, etc. Visou estabelecer uma reflexão acerca da sua interface com o ensino nos aspectos da forma metodológica e conteúdo. Os cursistas também elaboraram sugestões criativas de planos de aula. O método utilizado foi de exposição dialogada nas palestras e oficinas. Um projeto pioneiro no curso de Filosofia, tendo obtido resultados positivos para os cursistas, alunos voluntários, professores, coordenador e colaboradores.