ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM RECURSO LÚDICO-DIDÁTICO VISANDO À SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL RELACIONADA À TEMÁTICA ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7820Palabras clave:
Palavras-chave: Atividade lúdica. Educação Ambiental. Ensino de Ciências.Resumen
Este artigo traz os resultados levantados de uma pesquisa realizada no âmbito da execução de um projeto de extensão cuja meta consistiu na aplicação de uma proposta lúdico-didática envolvendo a elaboração de um álbum de figurinhas Aquas que visava favorecer o letramento científico e estimular a tomada de decisão frente às questões ambientais. A natureza da pesquisa é qualitativa e consiste de uma investigação-ação realizada com alunos da educação básica de uma escola pública, professores e pesquisadores. Os resultados empíricos do processo de desenvolvimento e aplicação do álbum de figurinhas apontam que a proposta lúdico-didática contribuiu para motivar os alunos para a aprendizagem de temas científicos, fomentou o incentivo à pesquisa e a sensibilização ambiental sobre os problemas atrelados à temática água, entre outros benefícios.