OFICINAS TEMÁTICAS SOBRE QUÍMICA E CIDADANIA: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO

Autores

  • Tathiane Milaré
  • Vitória Martoni Bueno Barbosa
  • Nara Flaviane Pistarini
  • Ana Carolina Dias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7824

Palavras-chave:

Palavras-chave: Abordagem temática. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Ensino de química.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir as atividades desenvolvidas em oficinas temáticas sobre Química e cidadania em um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. O projeto de extensão consistiu em elaborar e oferecer à comunidade em geral oficinas que relacionassem conhecimentos químicos a aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais dos temas química forense, cosméticos, alimentação e poluição ambiental. É relatado o desenvolvimento de quatro oficinas que contaram com diferentes estratégias e metodologias de ensino, pautadas na pesquisa em ensino de química e nos pressupostos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os resultados apontam para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e para as contribuições na formação docente das monitoras envolvidas. Conclui-se que as atividades realizadas permitiram uma abordagem diferenciada dos conhecimentos químicos, despertando o interesse da comunidade externa e interna à universidade pelos temas tratados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Milaré, T., Martoni Bueno Barbosa, V. ., Pistarini, N. F. ., & Dias de Oliveira, A. C. (2020). OFICINAS TEMÁTICAS SOBRE QUÍMICA E CIDADANIA: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. Revista Extensão & Cidadania, 8(14), 130-145. https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7824

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência