OFICINAS TEMÁTICAS SOBRE QUÍMICA E CIDADANIA: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7824Palabras clave:
Palavras-chave: Abordagem temática. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Ensino de química.Resumen
Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir as atividades desenvolvidas em oficinas temáticas sobre Química e cidadania em um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. O projeto de extensão consistiu em elaborar e oferecer à comunidade em geral oficinas que relacionassem conhecimentos químicos a aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais dos temas química forense, cosméticos, alimentação e poluição ambiental. É relatado o desenvolvimento de quatro oficinas que contaram com diferentes estratégias e metodologias de ensino, pautadas na pesquisa em ensino de química e nos pressupostos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os resultados apontam para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e para as contribuições na formação docente das monitoras envolvidas. Conclui-se que as atividades realizadas permitiram uma abordagem diferenciada dos conhecimentos químicos, despertando o interesse da comunidade externa e interna à universidade pelos temas tratados.