O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, O CASO DA FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS NO IFRS

Autores

  • Rodrigo Foresta Wolffenbüttel

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7825

Palavras-chave:

Palavras-chave: Feira de Trocas Solidárias. Extensão. Educação Profissional.

Resumo

O presente trabalho busca explorar, a partir da análise de documentos e da observação participante, o papel de projetos de extensão na proposta de formação profissional. Tendo em vista o contexto de constantes mudanças nas formas de organização da produção, no mundo do trabalho e nas expectativas em relação aos trabalhadores, o estudo buscou investigar de que forma os projetos de extensão contribuem na promoção e no estabelecimento de novas dinâmicas de aprendizado, novos saberes e novas relações nos processos de educação profissional no interior dos Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, aborda o projeto de extensão da “Feira de Trocas Solidárias”, realizado no âmbito do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), como fonte desestabilizadora de formas tradicionais de educação e fonte promotora de espaços para a criação e para o estabelecimento de novidades na área educacional. As observações apontam para a relevância da extensão no desenvolvimento da autonomia intelectual e no estímulo à busca por soluções para problemas de diferentes naturezas e a participação social de forma prática e solidária.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Foresta Wolffenbüttel, R. (2020). O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, O CASO DA FEIRA DE TROCAS SOLIDÁRIAS NO IFRS. Revista Extensão & Cidadania, 8(14), 146-161. https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7825

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência