O PROJETO “PEDAGOGIA NA QUARENTENA”: CONTEXTOS E CONTRASTES EDUCATIVOS EM MEIO À PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.8755

Palabras clave:

Pandemia, Extensão universitária, Racismo, Precarização, Educação

Resumen

O presente artigo tem por objetivo trazer o relato da construção, execução e vivências do projeto de extensão Pedagogia na Quarentena, advindo da urgência do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro resistir mediante a um momento delicado, sensível e complexo que é a necessidade de isolamento social. Com a divulgação e organização de dois ciclos de atividades ao longo do ano de 2020, o projeto buscou trazer ao debate os desafios impostos à educação, aos professores e alunos com o fechamento de todas as instituições de ensino a partir da crise ocasionada pelo novo coronavírus. Sendo assim, pretendemos nessa reflexão apresentar especificamente as atividades desempenhadas ao longo do segundo ciclo, momento em que o evento passou a estar atrelado a extensão universitária, como Evento de Extensão. Na segunda parte trataremos da execução do evento on-line, seus marcos e desafios. Encerraremos o artigo trazendo relatos de experiências dos extensionistas e como essa vivência, mesmo distanciada, foi relevante na formação e reformulação de nossas práticas como futuros docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Patrício Delgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

pedagoga, Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Felipe de Carvalho Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

graduando em Pedagogia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Isadora Loyola M. de Lucena, Universidade Federal do Rio de Janeiro

graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Janilcec de Oliveira Castello, Universidade Federal do Rio de Janeiro

graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Julia dos Santos Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Patrício Delgado, A., Augusto, E. C. B. dos S., Ferreira, F. de C., de Lucena, I. L. M., Castello, J. de O., & Vieira, J. dos S. (2021). O PROJETO “PEDAGOGIA NA QUARENTENA”: CONTEXTOS E CONTRASTES EDUCATIVOS EM MEIO À PANDEMIA. Revista Extensão & Cidadania, 9(16), 81-94. https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.8755