RELATO DE EXPERIÊNCIA: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA “ENREDANDO SABERES: IMPASSES DA PRÁTICA”: O TRABALHO EM REDE NA SOCIOEDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.9569Palabras clave:
Programa de extensão, Socioeducação, Atividades culturais, MuseusResumen
O projeto “Em nome do Sujeito: encontros de psicanálise, educação, literatura e artes”, que integra o programa de extensão “Enredando Saberes: impasses da prática”, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, em parceria com o Serviço de Psicologia da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Rio de Janeiro – VEMSE/RJ, compondo o Programa “Eu apoio a voz do adolescente”, objetiva fomentar novas estratégias de atendimento e acolhimento aos adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. Trata-se de uma proposta que abrange a dimensão psicológica, cultural, política, pedagógica e jurídica com vistas a integrar esses jovens na dimensão simbólica de seu tempo, promovendo desta forma a reflexão e elaboração de seu lugar na cidade. Em execução desde 2018, o projeto passou por várias fases, aqui descritas, atingindo aproximadamente 200 jovens em cumprimento de diferentes medidas socioeducativas e seus familiares. Entre as suas principais ações, destacam-se as visitas mediadas realizadas em museus e centros culturais, ações educativas, esquetes teatrais, sempre acompanhadas de rodas de conversas, nas quais são produzidos documentos individuais com os relatos dos jovens acerca da experiência na socioeducação e das atividades realizadas. Tais documentos, se autorizados pelos jovens, poderão ser anexados aos seus autos processuais, fazendo reverberar a voz desses adolescentes no espaço jurídico.
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