O TEATRO EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: RELATO SOBRE A FORMAÇÃO DE UMA REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.9581

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Teatro em privação de liberdade, Teatro e prisão, Teatro e sistema socioeducativo

Resumo

O presente escrito propõe um relato de experiência sobre a união de três universidades que realizam atividades teatrais em espaços de privação de liberdade. São elas a Universidade de Michigan (UM), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O objetivo do artigo é dar a ver os avanços, desafios e descobertas realizadas a partir da união das ações realizadas pelas três instituições. Dividido em três seções, na primeira abordamos quais caminhos cada instituição percorreu até que se encontrassem. Na segunda, o que tal encontro propiciou para o desenvolvimento das práticas em espaços de privação de liberdade e, na seção final, como conclusão, discorremos sobre as atividades atuais da rede e o que, delas, nos alimenta para seguirmos na busca pela inclusão do teatro em contextos prisionais e socioeducativos.

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Biografia do Autor

Vicente Concilio, UDESC

Ator, diretor e professor de teatro. Doutor em Teatro pela Universidade de São Paulo (USP), Prof. de Teatro do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Marques, L. J., & Concilio, V. (2021). O TEATRO EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: RELATO SOBRE A FORMAÇÃO DE UMA REDE. Revista Extensão & Cidadania, 9(16), 242-252. https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.9581

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