Ações em redes de políticas públicas no IFPR campus Jacarezinho: Projeto Glucks - mensageiros da alegria
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12189Palavras-chave:
Palavras-chave: Extensão. Rede. IFPR.Resumo
Aliar as práticas de ensino, pesquisa e extensão é uma grande estratégia para promover uma formação focada na cidadania e na produção de conhecimento para superação das desigualdades sociais. O IFPR atua difundindo a importância dos projetos de extensão em seus Campi, dentre muitas iniciativas criativas e inovadoras foi criado em 2013 o projeto Glucks - Mensageiros da Alegria no IFPR Campus Jacarezinho. Fruto da implementação de redes de políticas públicas que uniu atores com objetivos comuns, chamando-os a contribuir com a formação integral e a emancipação dos estudantes e com um forte apelo social e educacional. Os estudantes se organizam, buscam parcerias e, em atividades planejadas, entram em contato direto com os idosos internos do Asilo São Vicente de Paulo, quando as trocas de experiência e de histórias de vida acontecem. Com o objetivo de analisar o projeto e repensar as práticas de extensão no IFPR Campus Jacarezinho, este estudo faz uso da pesquisa bibliográfica e da análise documental numa pesquisa exploratória para compreender como as práticas de extensão têm sido implementadas e como a rede de políticas públicas contribui na formação integral dos estudantes. Ao analisar os documentos e registros é possível compreender que o projeto acolhe os atores e deixa marcas na vida de todos, levando a compreensão de que mesmo frente a tantas dificuldades, os resultados alcançados ao longo do trabalho revelam a grande relevância da prática da extensão e da necessidade do projeto Glucks - Mensageiros da Alegria para a formação dos estudantes do IFPR Campus Jacarezinho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.