Oficina de Teatro como experimento de combate à violência escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15613

Palavras-chave:

Violência, Aula de teatro, Teatro Social dos Afetos

Resumo

O texto é um relato de experiência do curso de teatro intitulado “Teatro como antídoto à violência escolar”, ministrado pela professora universitária Márcia Baltazar, com a colaboração da bolsista de extensão Luana Emelly Santos, para a turma do Programa Sergipano Idade Certa (PROSIC), na escola Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, em Aracaju/SE. O objetivo do curso foi diminuir o incômodo da própria turma e dos(as) professores(as) diante dos comportamentos dos alunos, sobretudo, de algazarra, indisciplina e bullying. Buscou-se realizar o jogo Coro Afetivo das Instituições e Somática, o qual é uma cópia da metodologia do Teatro Social dos Afetos, acrescida de procedimentos advindos da educação somática. Apresenta-se o pensamento de alguns autores sobre a violência e a metodologia teatral escolhida.  Descreve-se três encontros com a turma, relatando os acordos e as dinâmicas teatrais adotadas. Conclui-se que não conseguimos reproduzir a metodologia Coro Afetivo das Instituições e Somática, mas conseguimos aprofundar reflexões sobre a violência cotidiana na vida desses(as) alunos(as).

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Baltazar, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Artes, pelo Instituto de Artes da Unicamp com enfoque nas artes cênicas. Professora adjunta do Curso de Teatro/Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Luana Emelly Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Dança, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Baltazar, M. C., & Santos, L. E. (2024). Oficina de Teatro como experimento de combate à violência escolar. Revista Extensão & Cidadania, 12(22), 230-245. https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15613

Edição

Seção

Dossiê