Teatro de grupo, ação cultural e extensão universitária no percurso de modernização do teatro brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v12i22.15625Palavras-chave:
Teatro universitário, Teatro de grupo, Ação cultural, Pedagogia do teatro, Extensão universitáriaResumo
Este trabalho aborda os vínculos entre produção artística, ação cultural e extensão universitária. Destaca a importância das poéticas cênicas, debates e intervenções desenvolvidas por coletivos oriundos e/ou vinculados a universidades brasileiras para a divulgação científica e o fortalecimento da área das Artes no Brasil. São contribuições históricas que remontam ao movimento teatro de estudantes eclodido no Rio de Janeiro (1938), São Paulo (1943), Pernambuco (1946) e Pará (1941), que cumpriram importantes papeis na modernização do nosso teatro, passando pelos anos 1990, onde o teatro de grupo universitário – que reúne expoentes como o Lume Teatro (SP) e O Teatro da Vertigem (SP) – se tornam referência de uma cena experimental e impulsionam o desenvolvimento e difusão das artes cênicas. Atualmente, a sinergia entre produção artística, ação cultural e universidade vem permitindo a pesquisa, difusão e popularização de teorias e procedimentos criativos discutidos e sistematizados no meio acadêmico, ao passo que a produção de coletivos artísticos, do centro e/ou da periferia das cidades, se tornaram objeto de estudo científico. Uma interação com benefícios em via de mão dupla. O debate se fundamenta nos estudos desenvolvidos por Silvana Garcia, Nanci Fernandes, Décio de Almeida Prado, Raimundo Matos de Leão, Newton Cunha, Teixeira Coelho dentre outros autores. A partir de uma breve análise desse fluxo de ações culturais com caráter extensionista, objetiva-se perceber a histórica contribuição do teatro universitário e da pedagogia do teatro de grupo como ferramenta mobilizadora, social e política da extensão universitária e da produção artística nacional.
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