CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DE CINEDEBATES NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS CIDADÃOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v6i11.5875Palavras-chave:
cinema, educação, debate, diversidadeResumo
Este trabalho investiga os resultados e impactos de atividades de extensão que organizaram sessões de cinedebates realizado no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); desde o ano de 2015. Estes cinedebates são estruturados basicamente em torno da exibição de um filme ou documentário; seguida pela sua posterior discussão. As exibições são gratuitas e abertas para qualquer cidadão da comunidade externa do IFSP. O público, participante, é o mais variado possível: estudantes do próprio IFSP; alunos de outras instituições de ensino do litoral norte de São Paulo; professores de escolas da região; aficionados por cinema; pessoas interessadas pelos temas específicos abordados em cada cinedebates; ex-alunos do IFSP; aposentados etc. O projeto envolve debates com o público presente sobre os vídeos exibidos, na sua contextualização e na reflexão referente às questões científicas, culturais, artísticas, sociais e históricas abordadas. A metodologia utilizada buscou levar em consideração a maior diversidade possível nas produções cinematográficas escolhidas para serem exibidas, de modo a contribuir na formação de cidadãos críticos. Para que um cinedebate funcione, a contento, é necessário o rigor na escolha das obras cinematográficas e um ambiente propício; de liberdade intelectual para que aconteça um debate fraterno de ideias. É preciso também pensar nas prováveis especificidades de cada filme e nas suas consequências durante o debate. Foi possível concluir que trabalhar com filmes e documentários pode ser uma excelente ferramenta para promover reflexões e análises críticas sobre a sociedade e sobre o universo, de forma descontraída e lúdica.