ATIVIDADES DE EXTENSÃO E AS CONCEPÇÕES DE CIENTISTAS DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Juliana Ricarda de Melo
  • Jeane Cristina Gomes Rotta

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7110

Palavras-chave:

Concepções de cientista. Extensão universitária. Ensino de ciências.

Resumo

A concepção de cientistas apresentada pelos estudantes pode ser reflexo de seu cotidiano e, também, influenciada pela mídia. Muitas vezes, estas concepções veiculadas são estereotipadas e acabam não refletindo a visão real do trabalho de um cientista.  Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi, a partir de atividades de um projeto de extensão, investigar as concepções de cientistas de alunos de quatro escolas públicas e propor ações didáticas que possibilitassem a ressignificação dessas concepções. A metodologia desta pesquisa foi qualitativa e os dados obtidos pelos questionários e desenhos realizados pelos estudantes foram categorizados. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresenta uma visão de cientistas influenciada por programas transmitidos na televisão. A partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão, foi perceptível o entusiasmo dos estudantes pelas ações e muitos conseguiram perceber com mais clareza a figura do cientista e a pluralidade de seu trabalho científico.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

de Melo, J. R., & Rotta, J. C. G. (2020). ATIVIDADES DE EXTENSÃO E AS CONCEPÇÕES DE CIENTISTAS DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Extensão & Cidadania, 8(13), 301-316. https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7110

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência