PERCEPÇÕES E COMPORTAMENTO FINANCEIRO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO VALE DO TAQUARI – RS

Autores

  • Carla Rafaela Griebeler
  • Eloni José Salvi
  • Samuel Martim de Conto

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7827

Palavras-chave:

Palavras-chave: Controle. Educação Financeira. Finanças Pessoais. Orçamento e investimento.

Resumo

O presente artigo buscou identificar o comportamento e o conhecimento dos alunos do Ensino Médio da região do Vale do Taquari/RS em relação às Finanças Pessoais. Os resultados da pesquisa são consequência de levantamento realizado em 2017, durante a realização de cursos sobre finanças pessoais, um projeto desenvolvido pelo Centro de Gestão Organizacional, da Universidade do Vale do Taquari, de Lajeado-RS. Após o levantamento por meio de survey cross-sectional referente à percepção dos alunos participantes dos cursos, os questionários foram tabulados e serviram para análises e considerações a respeito da temática. Constatou-se, dentre outros aspectos, que a maior parte dos respondentes já possui algum rendimento, entretanto, apenas um quarto realiza algum controle sobre seus recursos financeiros e apenas um terço planeja seu futuro. O trabalho constatou, ainda, que as escolas, em sua grande maioria, não abordam a temática e que o curso de Finanças Pessoais impacta positivamente no comportamento financeiro dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Griebeler, C. R. ., Salvi, E. J. ., & Martim de Conto, S. . (2020). PERCEPÇÕES E COMPORTAMENTO FINANCEIRO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO VALE DO TAQUARI – RS. Revista Extensão & Cidadania, 8(14), 162-178. https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7827

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência