PERCEPÇÕES E COMPORTAMENTO FINANCEIRO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO VALE DO TAQUARI – RS
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7827Palavras-chave:
Palavras-chave: Controle. Educação Financeira. Finanças Pessoais. Orçamento e investimento.Resumo
O presente artigo buscou identificar o comportamento e o conhecimento dos alunos do Ensino Médio da região do Vale do Taquari/RS em relação às Finanças Pessoais. Os resultados da pesquisa são consequência de levantamento realizado em 2017, durante a realização de cursos sobre finanças pessoais, um projeto desenvolvido pelo Centro de Gestão Organizacional, da Universidade do Vale do Taquari, de Lajeado-RS. Após o levantamento por meio de survey cross-sectional referente à percepção dos alunos participantes dos cursos, os questionários foram tabulados e serviram para análises e considerações a respeito da temática. Constatou-se, dentre outros aspectos, que a maior parte dos respondentes já possui algum rendimento, entretanto, apenas um quarto realiza algum controle sobre seus recursos financeiros e apenas um terço planeja seu futuro. O trabalho constatou, ainda, que as escolas, em sua grande maioria, não abordam a temática e que o curso de Finanças Pessoais impacta positivamente no comportamento financeiro dos entrevistados.