VAMOS BRINCAR?: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Angélica Pereira de Oliveira
  • Fabiula Oliveira Batista Mazeika
  • Sérgio Roberto Abrahão

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7831

Palavras-chave:

Palavras chave: Ambientes de Aprendizagem. Educação Infantil. Movimento.

Resumo

O projeto “Ambientes de Aprendizagem na Educação Infantil” é uma proposta com uma metodologia inovadora que coloca a criança como protagonista da sua aprendizagem, os ambientes de aprendizagem são previamente preparados com materiais diversificados e seguros. Esta metodologia possibilita a criança produzir o seu próprio conhecimento, descobrindo as múltiplas possibilidades do brincar. O projeto objetiva aproximar os acadêmicos aos Centros de Educação Infantil desenvolvendo estudos sobre práticas corporais da Educação Física presentes nas diferentes instituições de Educação Infantil e a formação de professores/as em situação real de ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados obtidos no projeto realizado em dois CMEIs de Curitiba e região metropolitana de agosto a dezembro de 2017, realizando para isso uma pesquisa qualitativa e documental com base na análise dos relatórios presentes no portfólio referente a este período. Conclui-se que tal metodologia possui uma grande viabilidade no meio escolar, possibilitando a construção do conhecimento pela criança como também enfatizando seu protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Pereira de Oliveira, A. ., Oliveira Batista Mazeika, F. ., & Abrahão, S. R. (2020). VAMOS BRINCAR?: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Extensão & Cidadania, 8(14), 213-228. https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7831

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência