DO CONTO AO RECONTO SE FAZ UM PONTO: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL CONTO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10085Palavras-chave:
Conto, Estágio, Gêneros textuais, Língua PortuguesaResumo
O gênero literário conto é um recurso potencializador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Desse modo, auxilia no desenvolvimento da escrita, leitura e da oralidade, uma vez que, mais que uma breve história, este gênero tão rico em suas múltiplas nuances nos aponta caminhos, abrem um mundo de significados, fortalecendo nossos vínculos humanos, artísticos, sociais, educativos, culturais e afetivos. Diante dessa relevância, esta pesquisa, do tipo qualitativa (OLIVEIRA, 2007), objetiva apresentar, a partir de uma experiência no Estágio Supervisionado em Letras, em uma turma do 6º ano do fundamental II, a potencialidade deste gênero textual no ensino da Língua Portuguesa, enquanto recurso didático e suas inúmeras contribuições no processo ensino-aprendizagem. A técnica de análise que optamos para a interpretação dos recontos, elaborados pelos alunos, foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1997), por considerar que seja a mais apropriada para a interpretação dos dados produzidos. Como resultado, observou-se várias potencialidades do conto como estratégia de ensino nas aulas de Português, promovendo a reflexão e sensibilização dos alunos para a compreensão não só dos conteúdos ensinados na escola, mas também para compreensão do mundo e de sua realidade.
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