DO CONTO AO RECONTO SE FAZ UM PONTO: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL CONTO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10085

Palavras-chave:

Conto, Estágio, Gêneros textuais, Língua Portuguesa

Resumo

O gênero literário conto é um recurso potencializador no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Desse modo, auxilia no desenvolvimento da escrita, leitura e da oralidade, uma vez que, mais que uma breve história, este gênero tão rico em suas múltiplas nuances nos aponta caminhos, abrem um mundo de significados, fortalecendo nossos vínculos humanos, artísticos, sociais, educativos, culturais e afetivos. Diante dessa relevância, esta pesquisa, do tipo qualitativa (OLIVEIRA, 2007), objetiva apresentar, a partir de uma experiência no Estágio Supervisionado em Letras, em uma turma do 6º ano do fundamental II, a potencialidade deste gênero textual no ensino da Língua Portuguesa, enquanto recurso didático e suas inúmeras contribuições no processo ensino-aprendizagem. A técnica de análise que optamos para a interpretação dos recontos, elaborados pelos alunos, foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1997), por considerar que seja a mais apropriada para a interpretação dos dados produzidos. Como resultado, observou-se várias potencialidades do conto como estratégia de ensino nas aulas de Português, promovendo a reflexão e sensibilização dos alunos para a compreensão não só dos conteúdos ensinados na escola, mas também para compreensão do mundo e de sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Trevizani, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XVIII, Eunápolis – BA.

Andreia Cristina Freitas Barreto, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação-UFBA, Mestra em Educação em Ciências-UESC, Pedagoga-FAM.  Professora do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVIII, Eunápolis-BA. Integrante do GEPEL -UFBA e GRUPAC-UESC. Professora da UNEB/Campus XVIII. 

Hérvickton Israel de Oliveira Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Professor do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia -Campus XVIII, Eunápolis-BA. 

Referências

ALARCÃO, Maria de Lourdes. Motivar para a leitura. 1995. Lisboa, Texto Editora.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacional. Ensino Fundamental (séries finais) – Língua Portuguesa.1998. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf, disponível em 22/10/2009. Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacional: ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média Tecnológica, 1999. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf, disponível em 22/10/2009. Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Lei n° 9394, de 26 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

BENCINI, Roberta. Como atrair os pais para a escola. Revista Nova Escola. Ano XVIII, nº 166, outubro de 2003.

BEZERRA, Paloma Oliveira. A constituição da identidade profissional e dos saberes docente: territórios da experiência. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 432-445, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7902. Acesso em: 23 jan. 2021.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONSEPE - Aprova o Regulamento Geral de Estágio da UNEB. Resolução N.º 795/2007, de 13 de fevereiro de 2007, Salvador, p. 20.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8963. Acesso: 10 dez. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese. v. 7, n. único. p. 301-320. 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sKomRrXn2RJaSe4WRvANcNfRgF6rRC9g/view. Acesso: 20 set. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; ABREU, Roberta Melo de Andrade. Características e desafios dos/nos anos iniciais do ensino fundamental: vozes de estagiários. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, 2021. p. 1-31. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9557. Acesso em: 20 out. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; CLARK, Georgia Nellie; RIBEIRO, Djeissom Silva. Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 7, ahead of print, 2020. p. 1-19. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427. Acesso em: 20 abr. 2021.

FERREIRA, Álex de Carvalho; GUERRA, Adriana. A construção da identidade docente de licenciados em Física e Matemática: relatos sobre o processo formativo. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p. 83-96, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7455. Acesso em: 23 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Org.). Métodos de Pesquisa. 1 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 11 ed. São Paulo: Ática, 2006.

HOFFMAN, Juliana. Construindo e reconstruindo narrativas infantis, através dos contos de fadas. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia) - Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior. Itajaí-SC, 2008. Disponível em: encurtador.com.br/sxCJ5. Acesso em: 22 maio 2021.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 1996. Campinas: Pontes.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 3 ed. 2003. p. 19-36.

MAUAD, Samara; FREITAS, Léa G. de. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-27. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8318. Acesso: 10 ago. 2021.

MOÇO, Anderson. Gêneros, como usar. Nova Escola, São Paulo, ano XXIV, n. 224, p. 48-57, ago. 2009. Disponível em: encurtador.com.br/iyBK5. Acesso em: 22 maio 2021.

MORAIS, Erivania Melo de. O estágio supervisionado de formação docente em tempos de ensino remoto: os desafios de uma formação crítica e reflexiva. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-16. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/issue/view/463. Acesso: 10 ago. 2021.

MOREIRA, Jefferson da Silva. Implicações do estágio supervisionado na constituição da identidade profissional: relato de experiência. Revista De Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, p 375-391, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7681. Acesso em: 23 jan. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola? In: PEREIRA, Maria Teresa G. (Org.). Língua e linguagem em questão. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1997.

SANTOS, Jaciara de Oliveira Santanna; BARRETO, Andreia Cristina Freitas. A invisibilidade do trabalho docente em tempos de pandemia: das políticas às práticas. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 232-241, 2021. Disponível: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/36693. Acesso: 20 dez. 2021.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1981.

SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria à prática escolar.

Recife: Programa de Pós-Graduação da UFPE, 2005

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Estágio Remoto Emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-15. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8968. Acesso em: 20 ago. 2021.

SOUZA, Ester Maria Figueredo. FERREIRA, Lucia Gracia. Ensino Remoto Emergencial e o Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v.13, n. 32, e -14290, jan./dez. 2020. p. 1 -20. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 06 out. 2021.

VINHAS, Thaís; SANTOS, Lorena Michelle Silva dos; BARRETO, Andreia Cristina Freitas. Estágio Supervisionado e Ensino Remoto Emergencial: quais os desafios para a formação docente?. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 176-189, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/36252. Acesso: 20 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Trevizani, M., Barreto, A. C. F., & Nascimento, H. I. de O. . (2021). DO CONTO AO RECONTO SE FAZ UM PONTO: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL CONTO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-23. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10085

Edição

Seção

Artigos