Ansiedade e estresse em adolescentes no ensino médio: ação de florais de Bach
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i2.13642Palavras-chave:
Adolescente, Ansiedade, Essências Florais, Práticas complementares e integrativas.Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar o efeito do Remédio Emergencial sobre a ansiedade e o estresse de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de referência do agreste de Pernambuco. Trata-se de estudo de intervenção duplo cego quantitativo. Os alunos preencheram o questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-A-T e A-E) e Lista de Sinais e Sintomas de Estresse (LSS). Posteriormente, foram divididos em dois grupos: floral ou placebo, distribuídos por conveniência conforme a classificação do IDATE-A-T. Após 21 dias, os alunos preencheram novos instrumentos (IDATE A-E e LSS). Não houve diferença entre os escores de ansiedade estado e de estresse antes e depois do uso do floral, embora a correlação entre os escores de IDATE-A-T e IDATE-A-E e LSS, após o uso do floral, tenham sido reduzidas. Dessa forma, concluímos que o Remédio Emergencial reduziu a influência do traço de ansiedade sobre a ansiedade e sobre os sinais e sintomas de estresse. Percebe-se a necessidade da prescrição individual dos florais, pois as particularidades são perdidas nas médias. Embora sejam necessários mais estudos sobre a temática, o Remédio Emergencial apresenta potencial para atuar de forma positiva sobre os estados de estresse e de ansiedade dessa faixa etária.
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