Ansiedade e estresse em adolescentes no ensino médio: ação de florais de Bach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i2.13642

Palavras-chave:

Adolescente, Ansiedade, Essências Florais, Práticas complementares e integrativas.

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar o efeito do Remédio Emergencial sobre a ansiedade e o estresse de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de referência do agreste de Pernambuco. Trata-se de estudo de intervenção duplo cego quantitativo. Os alunos preencheram o questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-A-T e A-E) e Lista de Sinais e Sintomas de Estresse (LSS). Posteriormente, foram divididos em dois grupos: floral ou placebo, distribuídos por conveniência conforme a classificação do IDATE-A-T. Após 21 dias, os alunos preencheram novos instrumentos (IDATE A-E e LSS). Não houve diferença entre os escores de ansiedade estado e de estresse antes e depois do uso do floral, embora a correlação entre os escores de IDATE-A-T e IDATE-A-E e LSS, após o uso do floral, tenham sido reduzidas. Dessa forma, concluímos que o Remédio Emergencial reduziu a influência do traço de ansiedade sobre a ansiedade e sobre os sinais e sintomas de estresse. Percebe-se a necessidade da prescrição individual dos florais, pois as particularidades são perdidas nas médias. Embora sejam necessários mais estudos sobre a temática, o Remédio Emergencial apresenta potencial para atuar de forma positiva sobre os estados de estresse e de ansiedade dessa faixa etária.

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Biografia do Autor

Sueli Moreno Senna, Universidade Federal de Pernambuco

Formada em Enfermagem pela UFRGS, Especialista em UTI adulto pela UniFMU, Mestre em Ciências-Fisiologia Humana pela USP e doutora em Nutrição pela UFPE. Possui validação do diploma com certificação internacional (EUA e Canadá). Docente da UFPE desde 2012, atualmente nas disciplinas Práticas Integrativas e Complementares; Auriculoterapia I e Inglês Instrumental no CAV-UFPE. Foi coordenadora da Residência em Enfermagem (Nefrologia ou Saúde da Mulher) do Hospital Barão de Lucena/UFPE (2019/2022). Terapeuta de Família e Casal (HC/UFPE), auriculoterapeuta, reikiana nível II, terapeuta floral (sistema Bach) e consteladora familiar sistêmica em formação.

Bianca Vitória dos Santos Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do curso de Enfermagem - Bacharelado no Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco.

Rogelia Herculano Pinto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Enfermagem pelo PPGENF do CCS-UFPE; Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem Obstétrica pela UEPB, Mestre em Enfermagem pela UFPB com área de concentração em Saúde Pública e Especialista em Acupuntura pela ABA Associação Brasileira de Acupuntura. Atualmente é docente da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAV desde 2008, do núcleo de Enfermagem. Docente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde. Foi Membro do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão UFPE. Docente do componente curricular Práticas Integrativas e Complementares nos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva. Atua na pesquisa e extensão no campo das PICs com estudos clínicos. Terapeuta Floral, Mestre em Reiki, e Acupunturista. Atualmente coordena o Serviço Integrado de Saúde - SIS/CCS/UFPE.

Maria da Conceição Cavalcanti Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFPE (2017), Mestra em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP (2007), Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco - UPE (2003) e Bacharel em Enfermagem pela Fundação do Ensino Superior de Olinda (1993). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória - CAV/UFPE, Pesquisadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia da Universidade Federal de Pernambuco (NEPAI-HC) e Membro efetivo do Comitê de Ergonomia do Hospital das Clínicas da UFPE/EBSERH.

Maria Betânia Bezerra Silva , Secretaria de Educação de Pernambuco

Cientista Social pela FAFICA - CARUARU, especialista em Ciências Sociais-FAINTVISA – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. Professora do ensino fundamental 1 e 2, e do ensino médio. Foi Professora e Coordenadora Pedagógica EREM de Bezerros. Atualmente é Coordenadora de Biblioteca EREM de Bezerros-Pe.

Kátia Cristina Carrera de Albuquerque, Psicóloga Clínica & Organizacional, Brasil.

Formação em Terapia Familiar Sistêmica – Hospital das Clínicas de Pernambuco,2022. Formação Parentalidade Positiva – Escola de Parentalidade (POT), 2019. Pós-Graduação em Gestão da Capacidade Humana nas Organizações, FCAP, 2012. Graduação em Psicologia - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda/FACHO, Dez/2006.

Katia Rejane Bezerra Campos, Psicóloga Clínica, Brasil.

Graduação em Psicologia - UFPE (2002). Especialização em Psicologia Clínica com foco na Análise Bioenergética - LIBERTAS CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (2014). Atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia / expressão corporal, Dança e Análise bioenergética.

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Publicado

2024-06-29

Como Citar

Senna, S. M., Alves, B. V. dos S., Pinto, R. H., Lira, M. da C. C., Silva , . M. B. B., de Albuquerque, K. C. C., & Campos, K. R. B. (2024). Ansiedade e estresse em adolescentes no ensino médio: ação de florais de Bach. Saúde.Com, 20(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i2.13642

Edição

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Artigos originais