Aprendizagem baseada em problemas na liga acadêmica interdisciplinar de oncologia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.14099Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Liga acadêmica, Metodologias ativas, OncologiaResumo
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas em uma Liga Acadêmica Interdisciplinar de Oncologia, no período de junho de 2022 a agosto de 2023. As atividades envolveram 01 coordenador de ensino, 15 profissionais de saúde especialistas em oncologia multiprofissional e 32 alunos de graduação de oito cursos da área da saúde. Foram realizadas aulas teóricas, estudos de casos clínicos e oficinas de escrita científica com a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Considerou-se que a proposta deste trabalho foi alcançada, pois as estratégias pedagógicas centradas no aluno facilitaram o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais entre os membros da liga acadêmica, incentivando o trabalho em equipe interprofissional em oncologia.
Downloads
Referências
Cavalcante AS, et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev Bras Educ Medica [Internet]. 2018;42(1):199-206.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/k7qRfT6dmKPXk4Rx49TVBQw/?lang=pt
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013. Institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, 2013.
Lins FG, Souza SR. Training of nurses for care in oncology. J Nurs UFPE [Internet]. 2018; 12(1):66-74. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963- v12i01a22652p66-74-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22652/0
Ely LI. Vivência multiprofissional na graduação em cenários de prática do sistema único de saúde: a potencialidade para a educação interprofissional [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. 116 p.
Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE [Internet]. 2016;15(2):145-53. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595
Valente JA, Almeida MEB, Geraldini AFS. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev Dialogo Educ [Internet]. 2017;17(52):455-78. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf
Lafayette DAS, Aires VGB, Silva MWP, Tube MIC, Vasconcelos AF. Liga acadêmica de emergências e trauma da Universidade Federal de Pernambuco: um relato de experiências e conquistas. Interagir [Internet]. 2018;(25):47-54. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/28596
Félix DF, Félix LCS, Cunha CMQ, Neto GT, Junior RC. A interdisciplinaridade e o aprendizado baseado em problemas no ensino da anatomia humana. Rev Med Saúde Brasília [Internet]. 2019;8(3):293-96. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/9242
Júnior MT, Tahim CM. Jorge OS. Estimulando a Intereação entre alunos de graduação e os de pós-graduação na resolução de casos clínicos em odontologia: depoimentos da aprendizagem e avaliação. Rev Grad USP [Internet]. 2017;2(3):183-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123869/137139
Neves BS, Marcelo IO, Naumann MH, Mello-Carpes PB. Ensinando ciência básica através de casos clínicos: percepção dos estudantes de fisiologia sobre o uso deste método. Journal of Biochemistry Education [Internet]. 2019;17:13-25. Disponível em: https://www.bioquimica.org.br/index.php/REB/article/view/P2/668
Draganov PB, Silva MRG, Neves VR, Sanna MC. Clube de revistas: experiência de um grupo de pesquisa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(2):477-81. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/M5J7Ywqsm9dxzyVPs5kPz9N/?format=pdf&lang=pt
Sousa AJM, Santos AF, Torres AA, Silva LS, Paiva EA. Clube da revista como estratégia de aprendizagem no PET-Saúde/Interprofissionalidade. Rev Portal: Saúde e Sociedade [Internet]. 2021;6:1-4. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/11514
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde.com
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.