Aprendizagem baseada em problemas na liga acadêmica interdisciplinar de oncologia: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.14099

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Liga acadêmica, Metodologias ativas, Oncologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas em uma Liga Acadêmica Interdisciplinar de Oncologia, no período de junho de 2022 a agosto de 2023. As atividades envolveram 01 coordenador de ensino, 15 profissionais de saúde especialistas em oncologia multiprofissional e 32 alunos de graduação de oito cursos da área da saúde. Foram realizadas aulas teóricas, estudos de casos clínicos e oficinas de escrita científica com a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Considerou-se que a proposta deste trabalho foi alcançada, pois as estratégias pedagógicas centradas no aluno facilitaram o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais entre os membros da liga acadêmica, incentivando o trabalho em equipe interprofissional em oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Costa de Freitas, Faculdade Ideal

Graduando em Psicologia pela Faculdade Ideal (FACI). 

Pedro Lucas Carrera da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Arthur Henrique Araújo Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Marcos José Risuenho Brito Silva, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2019). Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência em Enfermagem Oncológica da Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2022). Mestrando em Educação e Cuidado em Saúde e Enfermagem na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

José Henrique Santos Silva, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro graduado pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ - 2011). Especialista em Oncologia pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ - 2018). Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2022).

Referências

Cavalcante AS, et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev Bras Educ Medica [Internet]. 2018;42(1):199-206.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/k7qRfT6dmKPXk4Rx49TVBQw/?lang=pt

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013. Institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, 2013.

Lins FG, Souza SR. Training of nurses for care in oncology. J Nurs UFPE [Internet]. 2018; 12(1):66-74. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963- v12i01a22652p66-74-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22652/0

Ely LI. Vivência multiprofissional na graduação em cenários de prática do sistema único de saúde: a potencialidade para a educação interprofissional [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. 116 p.

Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE [Internet]. 2016;15(2):145-53. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595

Valente JA, Almeida MEB, Geraldini AFS. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev Dialogo Educ [Internet]. 2017;17(52):455-78. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf

Lafayette DAS, Aires VGB, Silva MWP, Tube MIC, Vasconcelos AF. Liga acadêmica de emergências e trauma da Universidade Federal de Pernambuco: um relato de experiências e conquistas. Interagir [Internet]. 2018;(25):47-54. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/28596

Félix DF, Félix LCS, Cunha CMQ, Neto GT, Junior RC. A interdisciplinaridade e o aprendizado baseado em problemas no ensino da anatomia humana. Rev Med Saúde Brasília [Internet]. 2019;8(3):293-96. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/9242

Júnior MT, Tahim CM. Jorge OS. Estimulando a Intereação entre alunos de graduação e os de pós-graduação na resolução de casos clínicos em odontologia: depoimentos da aprendizagem e avaliação. Rev Grad USP [Internet]. 2017;2(3):183-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123869/137139

Neves BS, Marcelo IO, Naumann MH, Mello-Carpes PB. Ensinando ciência básica através de casos clínicos: percepção dos estudantes de fisiologia sobre o uso deste método. Journal of Biochemistry Education [Internet]. 2019;17:13-25. Disponível em: https://www.bioquimica.org.br/index.php/REB/article/view/P2/668

Draganov PB, Silva MRG, Neves VR, Sanna MC. Clube de revistas: experiência de um grupo de pesquisa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(2):477-81. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/M5J7Ywqsm9dxzyVPs5kPz9N/?format=pdf&lang=pt

Sousa AJM, Santos AF, Torres AA, Silva LS, Paiva EA. Clube da revista como estratégia de aprendizagem no PET-Saúde/Interprofissionalidade. Rev Portal: Saúde e Sociedade [Internet]. 2021;6:1-4. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/11514

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Freitas, Y. C. de, Silva, P. L. C. da, Ferreira, A. H. A., Silva, M. J. R. B., & Silva, J. H. S. (2024). Aprendizagem baseada em problemas na liga acadêmica interdisciplinar de oncologia: um relato de experiência. Saúde.Com, 20(3). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.14099

Edição

Seção

Relato de experiência