Problem-Based Learning in the Interdisciplinary Academic Oncology League: an experience report

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.14099

Palabras clave:

Learning, Teaching, Academic league, Active methodologies, Oncology

Resumen

This study aims to report the experience of implementing Problem-Based Learning in an Interdisciplinary Academic Oncology League, from June 2022 to August 2023. The activities involved one teaching coordinator, 15 healthcare professionals specializing in multiprofessional oncology, and 32 undergraduate students from eight health-related courses. The activities included theoretical classes, clinical case studies, and scientific writing workshops using active teaching and learning methodologies. It was considered that the goal of this work was achieved, as student-centered pedagogical strategies facilitated the development of essential skills and competencies among the members of the academic league, encouraging interprofessional teamwork in oncology.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yuri Costa de Freitas, Faculdade Ideal

Graduando em Psicologia pela Faculdade Ideal (FACI). 

Pedro Lucas Carrera da, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Arthur Henrique Araújo, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Marcos José Risuenho Brito Silva, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2019). Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência em Enfermagem Oncológica da Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2022). Mestrando em Educação e Cuidado em Saúde e Enfermagem na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

José Henrique Santos, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro graduado pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ - 2011). Especialista em Oncologia pela Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ - 2018). Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2022).

Citas

Cavalcante AS, et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev Bras Educ Medica [Internet]. 2018;42(1):199-206.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/k7qRfT6dmKPXk4Rx49TVBQw/?lang=pt

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 874, de 16 de maio de 2013. Institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, 2013.

Lins FG, Souza SR. Training of nurses for care in oncology. J Nurs UFPE [Internet]. 2018; 12(1):66-74. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963- v12i01a22652p66-74-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/22652/0

Ely LI. Vivência multiprofissional na graduação em cenários de prática do sistema único de saúde: a potencialidade para a educação interprofissional [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2017. 116 p.

Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE [Internet]. 2016;15(2):145-53. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595

Valente JA, Almeida MEB, Geraldini AFS. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev Dialogo Educ [Internet]. 2017;17(52):455-78. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf

Lafayette DAS, Aires VGB, Silva MWP, Tube MIC, Vasconcelos AF. Liga acadêmica de emergências e trauma da Universidade Federal de Pernambuco: um relato de experiências e conquistas. Interagir [Internet]. 2018;(25):47-54. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/28596

Félix DF, Félix LCS, Cunha CMQ, Neto GT, Junior RC. A interdisciplinaridade e o aprendizado baseado em problemas no ensino da anatomia humana. Rev Med Saúde Brasília [Internet]. 2019;8(3):293-96. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/9242

Júnior MT, Tahim CM. Jorge OS. Estimulando a Intereação entre alunos de graduação e os de pós-graduação na resolução de casos clínicos em odontologia: depoimentos da aprendizagem e avaliação. Rev Grad USP [Internet]. 2017;2(3):183-86. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123869/137139

Neves BS, Marcelo IO, Naumann MH, Mello-Carpes PB. Ensinando ciência básica através de casos clínicos: percepção dos estudantes de fisiologia sobre o uso deste método. Journal of Biochemistry Education [Internet]. 2019;17:13-25. Disponível em: https://www.bioquimica.org.br/index.php/REB/article/view/P2/668

Draganov PB, Silva MRG, Neves VR, Sanna MC. Clube de revistas: experiência de um grupo de pesquisa. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(2):477-81. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/M5J7Ywqsm9dxzyVPs5kPz9N/?format=pdf&lang=pt

Sousa AJM, Santos AF, Torres AA, Silva LS, Paiva EA. Clube da revista como estratégia de aprendizagem no PET-Saúde/Interprofissionalidade. Rev Portal: Saúde e Sociedade [Internet]. 2021;6:1-4. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/11514

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

Freitas, Y. C. de, Silva, P. L. C. da, Ferreira, A. H. A., Silva, M. J. R. B., & Silva, J. H. S. (2024). Problem-Based Learning in the Interdisciplinary Academic Oncology League: an experience report. Saúde.Com, 20(3). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.14099

Número

Sección

Relato de experiência