Efeitos das ações realizadas em projeto de extensão na capacitação em atendimento pré-hospitalar para agentes comunitários de saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.13645

Palabras clave:

Agente Comunitário de Saúde, Atendimento Pré-hospitalar, Educação em Saúde, Emergência

Resumen

O presente estudo parte-se do pressuposto que os Agente Comunitário de Saúde (ACSs) não recebem capacitação para prestarem os primeiros socorros diante de uma situação de emergência no ambiente onde atuam. Assim, a pesquisa objetivou analisar os efeitos das ações realizadas em projeto de extensão, por meio de uma investigação prévia antes e após a ministração das aulas do projeto de extensão. A pesquisa é do tipo descritiva de abordagem quantitativa. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, correspondente ao período de 2016 a 2020, no banco de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se os descritores: Emergência; Atendimento pré-hospitalar; Educação em saúde e Agente Comunitário de Saúde. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de um questionário aplicado em duas etapas denominadas pré e pós teste, a fim de analisar a percepção do público alvo com a temática desenvolvida e mensurar o impacto de cada ação. A pesquisa obedeceu aos critérios estabelecidos pela Resolução 466/12 que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. A taxa do efeito alcançado com as ações extensionistas foi de 20%. Os dados apontam para a relevância do engajamento da comunidade acadêmica em despertar a atenção dos ACSs sobre a busca por capacitação em Atendimento pré-hospitalar (APH).  Assim, fica evidente a relevância das extensões universitárias como um meio de educação continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Crissângila Trigueiro da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Projeto de iniciação científica (PIBIC-IC), sob o título Construção e validação de cartilha educativa: uma tecnologia educacional para o cuidado domiciliar no pós-operatório de cirurgia geral, coordenado pela Prof. Dra. Jocelly de Araújo Ferreira. Voluntária no projeto de extensão " Orientação aos usuários da saúde no preparo intestinal para colonoscopia", coordenado pela Dr Prof Ana Paula Marques Andrade de Souza. Pesquisadora pelo grupo de estudos e pesquisa em saúde da pessoa em condições críticas -GEPSPCC. Possuo experiência em gerenciamento e criação de conteúdo para mídias digitais. Áreas de pesquisa: Saúde ocupacional, Paciente Crítico, Cirúrgica, Educação em Saúde, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Sônia Maria Josino dos Santos, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências da Saúde

Pesquisadora responsável pela linha de pesquisa “Estudos na área de Urgência e Emergência para pessoas em Condições críticas” vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa da Pessoa em Condições Críticas – GEPSPCC/UFPB/CNPq

Professora Adjunta IV - Departamento de Enfermagem Clínica

Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal da Paraíba

Marina Josino da Silva Souza, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Jurídicas.

Doutora em Direito do Consumidor pela Universidade Metropolitana de Santos/UNIMES (2016). Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do quadro permanente do CCJ/DDPriv/UFPB - Campus I, onde atualmente leciona as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito e Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária.

Citas

Cornacine et al,2019. Atendimento emergencial: a importância de treinamento tanto aos profissionais de saúde quanto à população. Revista Saúde em Foco – [online]. Edição nº 11 – Ano: 2019. Disponível em:< https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/09/076_Atendimento-emergencial-a-import%C3%A2ncia-de-treinamento.pdf>.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para capacitação de agentes comunitários de saúde em linhas de cuidado / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.46 p.: il. Disponível em:< https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_capacitacao_agentes_comunitarios_cuidado.pdf>.

Morosini, Márcia Valéria e Fonseca, Angélica Ferreira. Os agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde no Brasil: inventário de conquistas e desafios. Saúde em Debate [online]. 2018, v. 42, n. spe1, pp. 261-274. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S117 .

Cristofoletti, Evandro Coggo e Serafim, Milena Pavan. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade [online]. 2020, v. 45, n. 1, e90670. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623690670 .

Gavira, Muriel de Oliveira, Gimenez, Ana Maria Nunes e Bonacelli, Maria Beatriz Machado. Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online]. 2020, v. 25, n. 02 pp. 395-415. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200009 .

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 16 out. 1996. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html.

Brasil, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. Resolução n 466 de 12 de dezembro de 2012: Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF): MS; 2012. Brasil. Disponível em:< https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>.

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

Trigueiro da Silva, M. C., Josino dos Santos, S. M., & Josino da Silva Souza, M. (2024). Efeitos das ações realizadas em projeto de extensão na capacitação em atendimento pré-hospitalar para agentes comunitários de saúde. Saúde.Com, 20(3). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.13645

Número

Sección

Artigos originais