Efeitos das ações realizadas em projeto de extensão na capacitação em atendimento pré-hospitalar para agentes comunitários de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.13645

Palavras-chave:

Agente Comunitário de Saúde, Atendimento Pré-hospitalar, Educação em Saúde, Emergência

Resumo

O presente estudo parte-se do pressuposto que os Agente Comunitário de Saúde (ACSs) não recebem capacitação para prestarem os primeiros socorros diante de uma situação de emergência no ambiente onde atuam. Assim, a pesquisa objetivou analisar os efeitos das ações realizadas em projeto de extensão, por meio de uma investigação prévia antes e após a ministração das aulas do projeto de extensão. A pesquisa é do tipo descritiva de abordagem quantitativa. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, correspondente ao período de 2016 a 2020, no banco de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se os descritores: Emergência; Atendimento pré-hospitalar; Educação em saúde e Agente Comunitário de Saúde. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de um questionário aplicado em duas etapas denominadas pré e pós teste, a fim de analisar a percepção do público alvo com a temática desenvolvida e mensurar o impacto de cada ação. A pesquisa obedeceu aos critérios estabelecidos pela Resolução 466/12 que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. A taxa do efeito alcançado com as ações extensionistas foi de 20%. Os dados apontam para a relevância do engajamento da comunidade acadêmica em despertar a atenção dos ACSs sobre a busca por capacitação em Atendimento pré-hospitalar (APH).  Assim, fica evidente a relevância das extensões universitárias como um meio de educação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Crissângila Trigueiro da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Projeto de iniciação científica (PIBIC-IC), sob o título Construção e validação de cartilha educativa: uma tecnologia educacional para o cuidado domiciliar no pós-operatório de cirurgia geral, coordenado pela Prof. Dra. Jocelly de Araújo Ferreira. Voluntária no projeto de extensão " Orientação aos usuários da saúde no preparo intestinal para colonoscopia", coordenado pela Dr Prof Ana Paula Marques Andrade de Souza. Pesquisadora pelo grupo de estudos e pesquisa em saúde da pessoa em condições críticas -GEPSPCC. Possuo experiência em gerenciamento e criação de conteúdo para mídias digitais. Áreas de pesquisa: Saúde ocupacional, Paciente Crítico, Cirúrgica, Educação em Saúde, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Sônia Maria Josino dos Santos, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências da Saúde

Pesquisadora responsável pela linha de pesquisa “Estudos na área de Urgência e Emergência para pessoas em Condições críticas” vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa da Pessoa em Condições Críticas – GEPSPCC/UFPB/CNPq

Professora Adjunta IV - Departamento de Enfermagem Clínica

Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal da Paraíba

Marina Josino da Silva Souza, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Ciências Jurídicas.

Doutora em Direito do Consumidor pela Universidade Metropolitana de Santos/UNIMES (2016). Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do quadro permanente do CCJ/DDPriv/UFPB - Campus I, onde atualmente leciona as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito e Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária.

Referências

Cornacine et al,2019. Atendimento emergencial: a importância de treinamento tanto aos profissionais de saúde quanto à população. Revista Saúde em Foco – [online]. Edição nº 11 – Ano: 2019. Disponível em:< https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/09/076_Atendimento-emergencial-a-import%C3%A2ncia-de-treinamento.pdf>.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes para capacitação de agentes comunitários de saúde em linhas de cuidado / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.46 p.: il. Disponível em:< https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_capacitacao_agentes_comunitarios_cuidado.pdf>.

Morosini, Márcia Valéria e Fonseca, Angélica Ferreira. Os agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde no Brasil: inventário de conquistas e desafios. Saúde em Debate [online]. 2018, v. 42, n. spe1, pp. 261-274. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S117 .

Cristofoletti, Evandro Coggo e Serafim, Milena Pavan. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade [online]. 2020, v. 45, n. 1, e90670. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623690670 .

Gavira, Muriel de Oliveira, Gimenez, Ana Maria Nunes e Bonacelli, Maria Beatriz Machado. Proposta de um sistema de avaliação da integração ensino e extensão: um guia para universidades públicas brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online]. 2020, v. 25, n. 02 pp. 395-415. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200009 .

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 16 out. 1996. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html.

Brasil, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. Resolução n 466 de 12 de dezembro de 2012: Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília (DF): MS; 2012. Brasil. Disponível em:< https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Trigueiro da Silva, M. C., Josino dos Santos, S. M., & Josino da Silva Souza, M. (2024). Efeitos das ações realizadas em projeto de extensão na capacitação em atendimento pré-hospitalar para agentes comunitários de saúde. Saúde.Com, 20(3). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.13645

Edição

Seção

Artigos originais