Análise das infecções relacionadas ao cateter de diálise.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15101

Resumo

A análise das infecções relacionadas a cateter de diálise é fundamental para conhecimento e redução das taxas de infecção, visto que a insuficiência renal crônica tem destacado enquanto doença crônica não transmissível, assim, objetivo da pesquisa é compreender aspectos das infecções  associadas aos cateteres de hemodiálise e identificar medidas de controle de infecção. Dentre a amostra selecionada (n=15), observa-se que os pacientes de diálise são propensos a inúmeras infecções as quais podem ser transmitidas pelo sangue através de agulhas, transfusões e cateteres, que podem potencializar riscos a depender de seu tipo, bem como a contaminação de agentes microbianos. A ocorrência de eventos indesejáveis na assistência, pode ser explicada pela baixa prática de ações seguras de assistência, a qual envolve danos ao próprio paciente, ao serviço de saúde e aos profissionais como um todo. O controle de infecção em cateteres de hemodiálise se inicia com os cuidados na inserção até a manipulação rotineira deste dispositivo, empregando rígidas técnicas assépticas e incluindo qualificação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilli Karine Marcomini, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Estadual de Maringá. Mestre em biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná e graduada em Enfermagem pela Universidade Paranaense.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Karine Marcomini, E. (2024). Análise das infecções relacionadas ao cateter de diálise. Saúde.Com, 20(4), 3628 - 3636. https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15101

Edição

Seção

Artigos de revisão