Notas sobre a Estilística de Mattoso Câmara (Notes on Mattoso Câmara’s Stylistics)

Resumo

Este trabalho apresenta sumariamente as principais teses de Mattoso Câmara sobre a estilística e uma pequena amostra de suas análises de textos ou de aspectos de textos literários. O objetivo é deixar claro que teorias de estilo consideradas psicologizantes privilegiaram a análise dos textos, deixando em aberto um conjunto de problemas que merecem ser mais analisados.
PALAVRAS-CHAVE: Mattoso Câmara. Estilística. Estudos machadianos.


ABSTRACT
This paper offers a summary of Mattoso Câmara´s main hypotheses about stylistics as well as a sample of his text or literature analyses. The goal of this work is to make it clear that even the so called psychologizing theories of style privilege text analysis, permiting therefore to revisit a set of problems that deserves further analyses.
KEYWORDS: Mattoso Câmara. Stylistics. Machadian studies.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Sírio Possenti é doutor em Lingüística e Livre docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística do Instituto dos Estudos da Linguagem, da Unicamp. Líder do grupo de pesquisa Questões de teoria e de análise em análise do discurso (CNPq/Unicamp). Pesquisador do grupo de pesquisa Projeto Integrado em Neurolingüística: elaboração de banco de dados e de protocolos de avaliação (CNPq/Unicamp). Autor de mais de 50 artigos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, entre os quais: Um estilo de raciocínio; Limites do humor; Observações sobre interdiscurso; Indícios de autoria; Estereótipos e identidade: o caso das piadas; Notas sobre el humor político; Simulacro e interdiscurso em slogans; Metaenunciación: un problema de interdiscurso y de relevancia; Enunciação, autoria e estilo; O humor e a lingual; El Sujeto como Autor. El Analisis del Discurso y la escritura escolar. Autor de mais de 400 artigos publicados em jornais. Autor de mais de 30 capítulos de livros, entre os quais: Análise do discurso: um caso de múltiplas rupturas; Ducrot e a análise do discurso; Notas sobre a noção de acontecimento; Algumas questões para analistas do discurso; Línguas: sistema de sistemas. Autor dos livros Os limites do discurso; A cor da língua e outras croniquinhas de lingüista; Mal comportadas línguas; Os Humores da Língua; Por Que (Não) ensinar gramática na escola; Discurso, estilo e subjetividade.

Referências

CÂMARA JR., J. M. Considerações sobre estilo. In: UCHÔA, C. E. F. (Org.). Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1961a. p. 133-141.
CÂMARA JR., J. M. Um caso de colocação. In: UCHÔA, C. E. F. (Org.) Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1961b. p. 143-149.
CÂMARA JR., J. M. Contribuição à Estilística da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1977.
CÂMARA JR., J. M. Ensaios Machadianos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979a
CÂMARA JR., J. M Um caso de regência. In: ______.Ensaios Machadianos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979b. p. 145-173.
CÂMARA JR., J. M Machado de Assis e “O corvo” de Edgar Poe. In: ______. Ensaios Machadianos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979c. p. 109-124.
CÂMARA JR., J. M. A coroa de Rubião. In: ______. Ensaios Machadianos. Rio de Janeiro, 1977d. p. 53-61.
GRANGER, G.-G. Filosofia do Estilo. São Paulo: Perspectiva, 1968.
Publicado
2005-12-30
Como Citar
POSSENTI, Sírio. Notas sobre a Estilística de Mattoso Câmara (Notes on Mattoso Câmara’s Stylistics). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 2, n. 1, p. 79-93, dez. 2005. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/996>. Acesso em: 14 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/el.v2i1.996.