AS VARIÁVEIS SOCIAIS E O USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL: DADOS DO PORTUGUÊS POPULAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Autores

  • Danilo da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Jorge Augusto Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise das variáveis sociais como fatores condicionantes no uso da regra de concordância verbal (CV) na terceira pessoa do plural ou P6. A análise quantitativa dos dados, do corpus do PPVC - Português Popular de Vitória da Conquista, objetiva mensurar quais fatores sociais estariam condicionando o índice de apenas 17,2% de aplicação da CV em P6. Observando o desempenho linguístico de falantes do português popular, na cidade de Vitória da Conquista - BA, o estudo busca compreender se a aplicação da regra de concordância entre sujeito e verbo constitui um fenômeno de variação estável ou de mudança em curso, no sentido da aquisição à regra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

 

Jorge Augusto Alves da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor do programa de mestrado em Linguística PPGLING/Uesb, é, professor titular da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Santos, D. da S., & Silva, J. A. A. da. (2018). AS VARIÁVEIS SOCIAIS E O USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL: DADOS DO PORTUGUÊS POPULAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. fólio - Revista De Letras, 6(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3285