Chamada de Publicação

V. 13, N. 1   jan./jun. 2021

Seção VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

Dossiê: Linguagem como/no/sobre/e trabalho

As pesquisas fundamentadas no aporte das especificidades em que a linguagem e atividades se interpenetram encontram ressonância em diversos campos de conhecimento. O enfoque deste dossiê é o de se ocupar das relações linguagem e trabalho na vida social, acolhendo estudos que contribuem para o aprofundamento de questões teóricas e metodológicas para assentar conhecimento na área. Para tanto, trabalhos centrados no escopo da Ergolinguística, do Interacionismo Sócio Discursivo, da Análise Dialógica do Discurso e, no âmbito do ensino como trabalho, no agir educacional e gestos didáticos, assentam-se no escopo deste dossiê, centrando a relação linguagem/trabalho em diferentes práticas discursivas e em contextos específicos de produção e circulação.

Temos constatado que, no campo educacional, a partir dos anos 2000 no Brasil, expandiram-se as relações linguagem e trabalho para o enquadre da educação e do ensino (Machado, 2004, 2009). Texto inaugural dos estudos linguísticos, no Brasil, em relação ao trabalho como fenômeno circundante da linguagem (Souza e Silva; Faïta, 2002) enfatizam as relações simbólicas das interações verbais para a construção de objetos de análise no enquadre dos estudos linguísticos.

Nossa expectativa é a de absorver estudos configurados nas entradas “linguagem e trabalho”; “linguagem no trabalho” e “ linguagem como trabalho.” Assim, publicizamos a presente chamada, convidando pesquisadores e pesquisadoras para  ampliar e dar visibilidade às incursões científicas já em curso ou concluídas na comunidade científica do Brasil e do Exterior.

Organizadoras

Ester Maria de Figueiredo Souza (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Lúcia Gracia Ferreira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB)

 

Data limite para o envio dos manuscritos: 30 de abril de 2021.

 

Seção NASCENTES

Tema Livre  e submissão contínua.

 

Seção REPERTÓRIO

Tema Livre e submissão contínua.