Chamada de Publicação

V. 14, N. 1  jan./jun. 2022

Seção VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

Data limite para o envio dos manuscritos: 30 de abril de 2022.

Dossiê: O ensino de línguas na perspectiva on line: desafios e potencialidades do contexto remoto

Ementa:

No campo educacional, sempre nos vemos desafiados a mudar, a implementar ações atualizadas que nos possibilitem acompanhar o contexto social que nos circunda. Isso é extremamente positivo, pois refletir e agir sobre a práxis pedagógica é necessário a todo fazer docente responsável.

A pandemia, Covid 19, ocasionou mudanças sociais repentinas e inevitáveis. Esse fato se refletiu na dinâmica educacional: a imposição do distanciamento social; a necessidade de uma acelerada adaptação dos estabelecimentos de ensino; dos docentes e dos discentes, para a continuidade do processo ensino-aprendizagem, por meio de atividades remotas. Por outro lado, as consequências emocionais do processo de imersão nessa realidade e a exposição da precariedade das condições de acesso ao on line pela clientela da rede pública, entre outros, foram alguns dos desafios enfrentados por professores e estudantes do nível básico ao superior.

Entretanto, apesar desses e de muitos outros desafios, surgiram inúmeros exemplos positivos de transposição de dificuldades, por meio de elaborações e reelaborações de práticas didático pedagógicas. Dessa forma, novas possibilidades de estudar, ensinar e aprender surgiram no universo escolar, colegial e acadêmico.

Assim, mesmo tendo ficado para trás o momento crucial do ensino remoto, propomos através desse dossiê a partilha de experiências, a fim de que, possamos coletivamente, continuar avançando com estudos que nos possibilitem continuar avançando na promoção de práticas educativas de estudo ensino e aprendizado de línguas.

Os artigos devem versar sobre o tema:

O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO

Os textos podem ser voltados para um três eixos do tema:

  • Línguas: o trabalho com gêneros (e/ou gêneros multimodais) em aulas de L1 e/ou L2.
  • Línguas: uso de tecnologias digitais e prática docente.
  • Leitura, Literatura e/ ou escrita (L1/L2) no ensino remoto.

Organizadores: Lucas Santos Campos; Alessandra Cruz

 

 

Seção NASCENTES

Tema Livre  e submissão contínua.

 

Seção REPERTÓRIO

Tema Livre e submissão contínua.