REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCRITA E DO ENSINO DA ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Maria Vilani Soares Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

Propõe uma reflexão das representações que o professor tem da escrita e seu ensino, verificando até que ponto essas representações influenciam as orientações didáticas dos professores para o ensino da escrita em sala de aula. Utiliza como metodologia os relatos de vida de nove professores de Português do 7o ano, de escolas públicas estaduais, da cidade de Teresina-Piauí. Considera como suporte teórico o conceito de representação social do pesquisador Moscovici e seus colaboradores, bem como teorias da linguagem e diferentes concepções de língua e texto produzidas no interior da linguística. Mostra com a análise dos dados que, embora os relatos dos professores entrevistados tenham revelado a reprodução de antigas práticas de ensino, eles também revelam atos desses docentes que demonstram a preocupação e tentativa de eles mesmos introduzirem outras práticas que apontam para a direção de uma outra representação do ato de escrever e de ensinar a escrever.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vilani Soares, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora e Mestre em Linguística pela Uiversidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos-PI.

 

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Soares, M. V. (2018). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCRITA E DO ENSINO DA ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. fólio - Revista De Letras, 2(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3600

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados