LEITE DERRAMADO E SEU PROCEDIMENTO PROBLEMATIZADOR

  • Marli Teresinha da Silva Universidade Feevale
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale

Resumo

A literatura pós-moderna é problematizadora, na medida em que se contrapõe a conceitos preconcebidos. Este artigo centra-se na problematização do racismo e do sexismo, presentes na sociedade brasileira, e que são evidenciadas em Leite derramado, de Chico Buarque, por meio do procedimento artístico, em que o narrador entrelaça o passado e o presente. Para tanto, fundamenta-se em estudos da narratologia, particularmente nos que enfocam o leitor implícito, a intertextualidade e a metaficção.


 
 
 
 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras pela Universidade Feevale.

 
##submission.authorWithAffiliation##

Professora da Universidade Feevale. Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (Puc-RS), com estágio de Pós-Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista de Produtividade do CNPq.

           
Publicado
2018-08-25
Como Citar
DA SILVA, Marli Teresinha; SARAIVA, Juracy Assmann. LEITE DERRAMADO E SEU PROCEDIMENTO PROBLEMATIZADOR. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 10, n. 1, ago. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3637>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3637.