Dossiê temático: "Filosofia como educação para a arte de viver"

2021-12-23

A filosofia, grosso modo, pode ser definida como arte de pensar. Por vezes, em sua história – sobremaneira no helenismo – a filosofia pode ser caracterizada como arte de viver. Uma genérica avaliação sobre as nossas pesquisas em filosofia no Brasil – de graduação e pós-graduação – indicam que a filosofia é uma arte de pensar, ocasionalmente, em detrimento da arte de viver. O presente dossiê visa provocar os nossos pesquisadores no sentido de refletir o quanto o autor ou a escola filosófica que ele estuda o educa para a arte viver. Genérica e interrogativamente a provação pode ser apresentada: como o autor ou corrente filosófica que estudo me ajuda a viver? Quanto eles me formam para a vida?

O que os editores esperam é que as contribuições ao presente dossiê expressem este vínculo entre vida, filosofia e formação. Esperamos que os autores se sintam livres para interpretar ou dialogar com qualquer pensador (a), obra ou corrente filosófica, desde que essa leitura enfatize a relação entre pensamento e existência e o quanto aquilo que é discutido (na teoria) corrobora com a compreensão de questões ligadas à vida e ao viver.

Como O Aprender é uma revista voltada à Pós-graduação, os autores precisam ser mestres/mestrandos ou doutores/doutorandos. É possível o envio de artigos de autores graduados/graduandos, desde que em coautoria com pós-graduado enquadrado na categoria citada anteriormente.

A data limite para o envio de contribuições vai até o dia 15/05/2022. A data prevista para publicação é Junho de 2022. O envio das contribuições deve ser feito através do portal da revista (https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/about/submissions), mediante cadastro, seguindo rigorosamente as normas de publicação.

Outras informações podem ser adqueridas através do e-mail dos organizadores do dossiê, Prof. Jasson Martins (jassonfilos@gmail.com) ou Prof. Leonardo A. Oliveira (leovash5@gmail.com).