ARTE DE VIVER E CUIDADO DE SI: O MEU ENSAIO EXISTENCIAL ENREDADO ENTRE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E MAGIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10811Palavras-chave:
Educação, Arte de viver, Cuidado de si, Filosofia como Modo de vida, MagiaResumo
Dedico-me no presente texto a responder à provocação recebida pelo Dossiê Aprender - Como o autor ou corrente filosófica que estudo me ajuda a viver? Quanto eles me formam para a vida? Narro o meu percurso formativo desde os seguintes pontos de emergência, conectados por diferentes ciclos, onde procurei aliar o estudo filosófico aos acontecimentos existenciais que me acometiam: a) o encontro com o ensino de filosofia desde a formação universitária e seus desdobramentos para a pesquisa na pós-graduação; b) minhas experimentações fora da universidade, que fecundam desde o envolvimento com teatro e a palhaçaria, até a vivência com a educação popular e a ayahuasca. Tal enredo abre em mim um portal de convivência com saberes, práticas e modos de vida desde a magia, que foram fundamentais para a escrita de minha pesquisa de Doutoramento e trazem desdobramentos enquanto formador no campo da Saúde, função que ocupo atualmente.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Uso dos corpos. Trad. Selvino J. Assman. São Paulo: Boitempo, 2017b.
ALBUQUERQUE, M. B. Epistemologia da Ayahuasca e a dissolução das fronteiras natureza/cultura da ciência moderna. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 179-193, abr./jun. 2014.
ARANTES, P. E. Um departamento francês de ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana. (uma experiência dos anos 60). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
DELEUZE, G. Foucault. Trad. Claudia Sant’Anna Martins; revisão Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2013.
DELEUZE, G. La subjetivación: curso sobre Foucault III. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Cactus, 2015.
DERRIDA, J. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2015.
DOSSE, F. Gilles Deleuze & Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010.
EDWALD, F. Magazine Littéraire, n. 257, set. 1988.
FEDERICI, S. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
FISHER, M.; LEE, M. Deleuze y la brujeria. Pról. Juan Salzano, Sel. Juan Salzano. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2009.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade III: o cuidado de si. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rev. Técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collége de France (1981 – 1982). 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. O enigma da revolta. Entrevistas inéditas sobre a Revolução Iraniana, São Paulo: n-1 edições, 2018.
FREITAS, A. S. de Os perigos de uma ontologia política ainda sem cabimento ou o legado ético-espiritual de Michel Foucault, In: REZENDE, H. (org), Michel Foucault: Política, pensamento e ação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GALLO, S. Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p.48-65, jan. /abr. 2012.
GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? [online]. São Paulo: Ed. Unesp; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/hd5d8/pdf/gelamo-9788598605951.pdf. Acesso em: 30 ago. 2019.
GIL, J. Caos e ritmo. Lisboa: Relógio D’Água, 2018.
LINDON, M. O que amar quer dizer. Trad. Marília Garcia. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
LUZ, P. Carta psiconáutica. Rio de Janeiro: Dantes, 2015.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MAUGUÉ, J. O ensino da filosofia e suas diretrizes. Kriterion, Belo Horizonte, v. 7, n. 27-28, p. 29-30, 1955.
MCKENNA, T. K. O retorno à cultura arcaica. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Record, 1995a.
MCKENNA, T. K. O alimento dos deuses. Rio de Janeiro: Nova Era, 1995b.
MCKENNA, T. K. La nueva consciencia psicodelica – de las alucinaciones a la realidade virtual. Barcelona: Planeta, Nueva consciencia, 2012.
MIOTTO, Marcio Luís. O Problema Antropológico em Michel Foucault. 2011. 235 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
NARBY, J. A serpente cósmica: o DNA e as origens do saber. Rio de Janeiro: Dantes, 2018.
PAGNI, P. A. Considerações sobre a educação filosófica no ensino médio e o seu sentido ético-formativo. In: SEVERINO, A. J.; LORIERI, M. A. O papel formativo da filosofia. Jundiaí: Paco Editorial, 2016a.
PERENCINI, T. B. O Ensino de Filosofia no Brasil: A sua formação discursiva no contexto universitário de 1930 a 1968. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Unesp, Marília, 2015. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/perecini_tb_me_mar.pdf. Acesso em: 29 ago. 2015.
PERENCINI, T. B. Uma arqueologia do ensino de filosofia no Brasil: formação discursiva na produção acadêmica de 1930 a 1968. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
PERENCINI, T. B. Da Filosofia Crítica a crítica da Filosofia Universitária: Provocações a partir da Educação Filosófica. Revista Digital de Ensino de Filosofia (Refilo), Santa Maria-RS, v.4, p. 70-87, 2018.
PERENCINI, T. B. Tarot como prática possível ao processo de individuação. Revista Jung Marília, Marília-SP, v. 1, n. 1, p. 10-34, 2018.
PERENCINI, T. B. Arqueologia e Magia. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 2, n. 35, p. 232-249, 2019.
PERENCINI, T. B.; GELAMO, R. P. O “lugar” do conhecimento e da experiência no aprendizado da filosofia. Marília: Pibic/CNPq, 2011. 70 p.
PERENCINI, T. B.; GELAMO, R. P. O Ensino de Filosofia no Brasil: A recepção e o seu debate nos periódicos brasileiros. Marília: Fapesp, 2013. 177 p.
PRECIADO, P. B. Texto Junkie; Trad. Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2018.
PRECIADO, P. B. Entrevista de Paul Preciado por ocasião do lançamento de seu novo livro: Un apartamento en Urano. Por Ariana Sáenz Espinoza. Jornal GGN. 30 jul. 2019. Disponível em: https://jornalggn.com.br/analise/entrevista-de-paul-preciado-por-ocasiao-do-lancamento-de-seu-novo-livro-un-apartamento-en-urano-por-ariana-saenz-espinoza/. Acesso em: 01 set. 2020
RAMEY, J. Deleuze Hermético: Filosofía y prueba espiritual; prólogo e edición por Juan Salzano, 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Las Cuarenta, 2016.
STARHAWK. Magia, visão e ação. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, nº 69, p. 52-65, abr., Brasil, 2018.
STENGERS, I. No tempo das catástrofes – resistir à barbárie que se aproxima, Trad. Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Cosac Naify, 2015.
______. Reativar o animismo. Caderno de Leitura, Trad. Jamille Ribeiro Dias, nº 62, Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2017.
VEYNE, P. Acreditavam os gregos em seus mitos? Ensaio sobre a imaginação constituinte. Trad. Horácio González, Milton Meira Nascimento, São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.