EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE: FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES NA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12304

Palavras-chave:

Psicologia, Pedagogia, Educação, Religiosidade, Conflitos interpessoais

Resumo

RESUMO: O sentimento religioso corresponde à experiência do sujeito em suas buscas por uma amorosa realização consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o mistério divino. Ao pensarmos no sentido formativo desse humano, interfaces da religiosidade, da psicologia e da pedagogia nos remetem aos deleites e conflitos presentes no desenvolvimento intrapessoal e relacional. Diante desse desafio, o presente artigo se propõe a refletir sobre o humano e sua formação interdisciplinar em busca de competências e habilidades para gestão de conflitos interpessoais. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, tem bases conceituais em: Edith Stein (2002, 2003, 2004, 2005, 2007); Piaget (1977, 1994); Lévinas (2010); La Taille (1999, 2009); entre outros. Conclui-se que educação e religiosidade, em interdisciplinaridade com a Psicologia e com a Pedagogia, podem se unir no desafiador processo de resolver conflitos interpessoais.

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Biografia do Autor

Jacqueline Crepaldi-Souza, PUC Minas

Doutora em Ciências da Religião – Integrante do Grupo de Pesquisa REDECLID, religião e educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil (PUCMG).

Soraya Cristina Dias Ferreira, PUC Minas

Doutora em Ciências da Religião – Integrante do Grupo de Pesquisa REPLUDI, religião, pluralismo e diálogo da Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil (PUC MG) e do Grupo Steiniano da UNIFESP. Membra do GT-AION/ANPEPP e do CLEROT/CRPMG.  

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Crepaldi-Souza, J., & Ferreira, S. C. D. . (2023). EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE: FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES NA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 222-239. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12304

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO