EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE: FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES NA GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12304Palavras-chave:
Psicologia, Pedagogia, Educação, Religiosidade, Conflitos interpessoaisResumo
RESUMO: O sentimento religioso corresponde à experiência do sujeito em suas buscas por uma amorosa realização consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o mistério divino. Ao pensarmos no sentido formativo desse humano, interfaces da religiosidade, da psicologia e da pedagogia nos remetem aos deleites e conflitos presentes no desenvolvimento intrapessoal e relacional. Diante desse desafio, o presente artigo se propõe a refletir sobre o humano e sua formação interdisciplinar em busca de competências e habilidades para gestão de conflitos interpessoais. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, tem bases conceituais em: Edith Stein (2002, 2003, 2004, 2005, 2007); Piaget (1977, 1994); Lévinas (2010); La Taille (1999, 2009); entre outros. Conclui-se que educação e religiosidade, em interdisciplinaridade com a Psicologia e com a Pedagogia, podem se unir no desafiador processo de resolver conflitos interpessoais.
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