SIMONE WEIL: ATENÇÃO, ESPIRITUALIDADE, ATITUDE EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12320

Palavras-chave:

Simone Weil, Educação, Atenção, Espiritualidade

Resumo

Com a filosofia de Simone Weil, o presente estudo discute em que medida o elo espiritual entre ser e mundo encontra a experiência atencional que resguarda (e é resguardada por) uma dinâmica educativa – autoeducativa. Desenvolve a hipótese da correlação entre experiência atencional e espiritual como frente crítica ao sem-sentido mundo moderno e, portanto, como condição à atitude educativa constitutiva do engajamento ético-político do ser no mundo. Com o recorte das atividades e experiências escolares, destaca a forma da relação com o estudo capaz de congregar aspectos intelectuais e intuitivos, éticos e morais, em dinâmicas que encontram no aporte espiritual a afirmação da pluralidade.

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Biografia do Autor

Bárbara Romeika Rodrigues Marques, UFJF / CEFET-RJ

Mestre em Filosofia – UFRN/ Doutoranda – Educação – PPGE – UFJF / Docente no CEFET-RJ Campus Valença.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Rodrigues Marques, B. R. (2023). SIMONE WEIL: ATENÇÃO, ESPIRITUALIDADE, ATITUDE EDUCATIVA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 153-167. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12320

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO