A RELIGIÃO COMO EDUCAÇÃO: QUE CAMPO É ESSE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12329

Palavras-chave:

Educação não Escolar, Religião, Saberes, Formação

Resumo

Neste texto procuramos traçar os contornos do que estamos considerando como um campo de investigação, ainda que em construção, situado na interface entre duas áreas de conhecimento: a educação e a religião. Tem como objetivo refletir sobre os sentidos da educação, de modo a evidenciar as práticas religiosas como instâncias de educação e formação de subjetividades. Metodologicamente, trata-se de uma reflexão de natureza teórico-bibliográfica inspirada em autores como Brandão (2002), Libâneo, (2010), Albuquerque; Buecke (2019), e outros. Para tanto, apresentamos um mapa das produções intelectuais ancoradas tanto no curso de graduação em Ciências da Religião, quanto no Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos situados na Universidade do Estado do *Pará (UEPA), instituição que tem se destacado no fomento a esse universo investigativo. Dentre as considerações, apontamos a educação não escolar como um conjunto de processos formativos, fincados na cultura, que atuam na tradução da realidade concreta, ocupando diferentes espaços, temporalidades e intensões por meio das quais diferentes agentes, humanos ou não, reinventam a educabilidade.

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Biografia do Autor

Maria Betânia Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Marcio Barradas Sousa, Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania do Estado do Pará

Doutorando em Educação (Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA). Assessor Técnico na Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania do Estado do Pará

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Albuquerque, M. B., & Sousa, M. B. (2023). A RELIGIÃO COMO EDUCAÇÃO: QUE CAMPO É ESSE?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 12-26. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12329

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO