APROXIMAÇÕES FILOSÓFICAS E HISTÓRICAS ENTRE A TEOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12637

Palavras-chave:

Filosofia, Teologia, Teologia da Educação, Práticas Educativas

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte histórico da Teologia da Educação em seus fundamentos filosóficos e pedagógicos. Nesse sentido apresentamos os fundamentos que aproximam a Filosofia e a Teologia, na compreensão da realidade.  As práticas educativas estão presentes na história da humanidade e na sua relação existencial e transcendental. Assim, a Teologia da Educação presente na religiosidade da igreja cristã elabora um fundamento educativo, com vistas a propagação e manutenção de sua profissão. A Pedagogia Social compreende que práticas educativas não são exclusivas de espaços formais de educação. Assim, objetivamos fomentar uma reflexão dos aspectos educativos que estão presentes na história e nos pressupostos filosóficos na religião e na religiosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klyvia Larissa de Andrade Silva Vieira, UESB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc, da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, professora Assistente do Departamento de Educação, Ciências Humanas e Linguagens-UESB.

Sueli Ribeiro Mota Souza, UNEB

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, professora/pesquisadora Plena da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Atuando no Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (Campus I) da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Pesquisadora no campo das Ciências Sociais e Educação. Grupos de pesquisas: 1. Educação Desigualdade e Diversidade e 2. Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade - Linhas de pesquisas: Educação; a ressurgência do sagrado; a emergência da alteridade e desigualdades sociais.

Referências

ANDRADE, C. de. Teologia da Educação Cristã. A missão educativa da Igreja e suas implicações bíblicas e doutrinárias. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 2000.

ARMSTRONG, H. Bases da Educação Cristã. Tradução de Merval de Souza Rosa. Rio de Janeiro: JUERP, 1994.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução: João Ferreira de Almeida. Edição revista e corrigida na grafia simplificada. 2. ed. São Paulo: Geográfica, 2001.

BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985.

CALVANI, C. E. B. A educação no projeto missionário do protestantismo no Brasil. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 53-69, jan./jun. 2009.

CARVALHO, A. V. Teologia da Educação Cristã. São Paulo: Eclésia, 2000.

FERREIRA, F. A igreja cristã na história: das origens aos dias atuais. São Paulo: Vida Nova, 2013.

WALMSLEY, Roy. World female imprisonment list. Women and girls in penal institutions, including pre-trial detainees/remand prisoners. Fourth edition. Institute for Criminal Policy esearch. Birkbeck University of London, 2017

GRENZ, J. OLSON, Roger E. Teologia do Século 20. Editora Cultura Cristã, 2003.

MATOS, A. S. Breve história da Educação Cristã – Dos Primórdios ao século 20. Fides Reformata, São Paulo, v. XIII, n. Especial, p. 1-24, 2008.

PAIDEIA. In: ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

PAULA, E. M. A. T. de, MACHADO, É. R. A Pedagogia Social na Educação: análise de perspectivas de formação e atuação dos educadores sociais no Brasil. In Proceedings of the 2nd II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo (SP) [online]. 2009 [cited 15 May 2023].

PEDROSO, A. C. de C. (1987). Filosofia e teologia. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 82, 14-27. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67091

SANTOS, B. F. dos, MARTINS, V. L. Educação E Missões: Um Enfoque Sobre A Pedagogia Social. São Paulo: 2016.

SANTOS, D. L. J. Identidades Religiosas: subjetividades em conflito na formação de professores. Orientador: Lívia Alessandra Fialho da Costa. 2016. 264 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.

SOUZA, S. R. M. Cura e terapia: experiência religiosa de mulheres pentecostais – SSA, EDUNEB, 2012.

STEIN, E. Na Força da Cruz. trad.Herman Baakem. Ed. Cidade Nova, 1982.

TEIXEIRA, Patrícia Espíndola de Lima. A antropologia de Edith Stein como paradigma da educação. Disponível em https://editora.pucrs.br/anais/seminario-internacional-de-antropologia-teologica/assets/2016/17.pdf Acessado em 27/01/2023

TOSCANO, M. Introdução a Sociologia Educacional. Petrópolis: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Vieira, K. L. de A. S., & Souza, S. R. M. . . (2023). APROXIMAÇÕES FILOSÓFICAS E HISTÓRICAS ENTRE A TEOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA SOCIAL. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 136-152. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12637

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO