O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12990

Palavras-chave:

Identificação, Psicanálise, Adaptação social, Independência, Resistência

Resumo

O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que consomem e das celebridades com as quais se identificam. Nesse contexto, cresce o sentimento de impotência individual gerado por um modelo de organização social que dissimula suas contradições a partir da identidade do indivíduo com a cultura. E revela a união entre progresso e barbárie que promove o declínio do indivíduo como foi exposto na Dialética do Esclarecimento. Como sugere Adorno, diante da irracionalidade da cultura moderna, cabe à educação a tarefa de autorreflexão crítica e de esclarecimento dos indivíduos. De maneira a convidá-los a pensar na falsa realidade em que estão inseridos e de contrapor impotência com autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Thomaz, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista (PPGE/FFC/Unesp). Mestre em História pela mesma universidade (FCLAs/Unesp). Professora efetiva de História na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Referências

ADORNO, Theodor W. La técnica psicológica de las alocuciones radiofónicas de Martin Luther Thomas. In: ADORNO, Theodor W. Escritos sociológicos II. Vol. 1. Madri: Ediciones Akal, 2008.

ADORNO, Theodor W. A psicanálise revisada. In: ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. Verlaine Freitas. São Paulo: Editora Unesp, 2015a.

ADORNO, Theodor W. Sobre a relação entre sociologia e psicologia. In: ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. Verlaine Freitas. São Paulo: Editora Unesp, 2015b.

ADORNO, Theodor W. ADORNO. O que significa elaborar o passado. In: Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022a.

ADORNO, Theodor W. ADORNO. Educação após Auschwitz. In: Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022b.

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do Eu. In: Cultura, sociedade, religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Tradução Maria Rita Salzano Moraes. Belo Horizonte: Autêntica, 2021a.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. In: Cultura, sociedade, religião: O mal-estar na cultura e outros escritos. Tradução Maria Rita Salzano Moraes. Belo Horizonte: Autêntica, 2021b.

HORKHEIMER, Max. Meios e fins. In: HORKHEIMER, MAX. Eclipse da razão. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Editora Centauro, 2002.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Temas básicos da sociologia. São Paulo: Editora Cultrix, 1973.

ROUANET, Sergio Paulo. Teoria crítica e psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Thomaz, R. de C. (2023). O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 322-338. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12990