O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12990

Palabras clave:

Identificação, Psicanálise, Adaptação social, Independência, Resistência

Resumen

O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que consomem e das celebridades com as quais se identificam. Nesse contexto, cresce o sentimento de impotência individual gerado por um modelo de organização social que dissimula suas contradições a partir da identidade do indivíduo com a cultura. E revela a união entre progresso e barbárie que promove o declínio do indivíduo como foi exposto na Dialética do Esclarecimento. Como sugere Adorno, diante da irracionalidade da cultura moderna, cabe à educação a tarefa de autorreflexão crítica e de esclarecimento dos indivíduos. De maneira a convidá-los a pensar na falsa realidade em que estão inseridos e de contrapor impotência com autonomia.

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Biografía del autor/a

Rita de Cassia Thomaz, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista (PPGE/FFC/Unesp). Mestre em História pela mesma universidade (FCLAs/Unesp). Professora efetiva de História na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Thomaz, R. de C. (2023). O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 322-338. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12990