O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13126

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Formação de Professores, Pós-Pandemia, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar os desafios do ensino da Psicologia da Educação na formação de professores em tempos de pós-pandemia. A nossa metodologia de pesquisa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar criticamente o processo formativo dos futuros professores que se encontram nos cursos de licenciaturas. Partimos do pressuposto que o deslocamento do sujeito para atuar no papel de professor se apresenta como resultado das relações que se estabelecem na transmissão do saber crítico em sala de aula. Essa condição se constitui numa ressignificação da cultura escolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entre iguais. Podemos concluir que a Psicologia da Educação em tempos de pós-pandemia deveria assumir a tarefa de reelaborar o ensinar e aprender o outro no campo escolar como forma de construirmos processos de aprendizagem em que possamos olhar e pensar o mundo em respeito às todas as espécies de vida do nosso planeta no sentido de evitarmos a crise ecológica e suas consequências devastadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Pós-doutor em Filosofia da Educação (USP), doutor e mestre em Educação (Unicamp). Professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Atualmente, encontra-se vinculado como docente nos cursos de licenciatura e como pesquisador efetivo do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. Líder do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Interdisciplinar (GEPEI/CNPq) e membro pesquisador da Rede Emíli@. Autor de diversos artigos e ensaios relacionados ao campo educacional. 

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal,1992.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perpesctiva, 2011.

ARAUJO, Denise Conceição Garcia et al. Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? Saúde e Sociedade. v. 31, n. 1. Acessado em: 26 Março 2022, Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Trad. Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BLACK, Carol. Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco (Schooling the World). EUA/Índia: 2011. 126 minutos.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Trad. Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artmcd Editora, 2001.

GUATTARI, Félix. O inconsciente maquínico e a revolução molecular. In: ________. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. Trad. Suely Belinha Rolnik. São Paulo: Brasiliense, 1981.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2009.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

XXX. 2023 – Retirado para não identificar autor.

MASSCHELEIN, Jan & SIMONS, Maarrten. A língua da escola: alienante ou emancipatória. In: LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da Escola. Trad. Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

PIAGET, Jean.Problemas de Psicologia Genética", tradução de Celia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores)

RANCIÈRE, Jacques. Préfácio ao Le Philosophe et sés pauvres. In: Revista Rapsódia. Trad. PauloHenrique Fernandes Silveira. São Paulo (USP), N. 11, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rapsodia/article/view/143784/138428, acessado em: 02 maio. 2022.

XXX. 2007 – Retirado para não identificar autor.

SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. Trad. Alcione Araújo e Pedero Hussak. Rio de Janeieo: Editora Civilização Brasileira, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SEM AUTOR. Pesquisa do IBGE revela que 4,1 milhões de estudantes da rede pública não tem acesso à internet. In: BRASIL 61. Disponível em: https://brasilpaisdigital.com.br/pesquisa-do-ibge-revela-que-41-milhoes-de-estudantes-da-rede-publica-nao-tem-acesso-a-internet/#:~:text=pa%C3%ADs%20digital%20%2D%20%23BrasilPaisDigital-,Pesquisa%20do%20IBGE%20revela%20que%204%2C1%20milh%C3%B5es%20de%20estudantes,n%C3%A3o%20tem%20acesso%20%C3%A0%20internet&text=Em%202019%2C%20cerca%20de%204,na%20%C3%A1rea%20em%20que%20vivem.

Acessado em 27 fev. 2022.

SEM AUTOR. OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. In: OPAS. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente#:~:text=Bras%C3%ADlia%2C%205%20de%20maio%20de,)%20referente%20%C3%A0%20COVID%2D19. Acessado em: 20 de maio de 2023.

SKINNER, Burrhus Frederic. Contingência do Reforço. Trad. Rachel Moreno. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

SILVA, Alzira Karla Araújo da & CORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho & LIMA, Izabel França de. O conhecimento e as tecnologias na sociedade da informação. Rev. Interam. Bibliot, Medellín (Colombia) Vol. 33, No. 1 jan-jun de 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rib/v33n1/v33n1a09.pdf Acessado em 25 fev. 2022.

VARELA, Julia. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). O sujeito da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Rodrigues, R. (2023). O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 233-247. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13126