O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13126Palabras clave:
Psicología Educacional; Formación de profesores; Post-Pandemia; Enseñando; Aprendiendo.Resumen
Este ensaio tem como objetivo analisar os desafios do ensino da Psicologia da Educação na formação de professores em tempos de pós-pandemia. A nossa metodologia de pesquisa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar criticamente o processo formativo dos futuros professores que se encontram nos cursos de licenciaturas. Partimos do pressuposto que o deslocamento do sujeito para atuar no papel de professor se apresenta como resultado das relações que se estabelecem na transmissão do saber crítico em sala de aula. Essa condição se constitui numa ressignificação da cultura escolar, no sentido de proporcionar a experiência vivida numa relação entre iguais. Podemos concluir que a Psicologia da Educação em tempos de pós-pandemia deveria assumir a tarefa de reelaborar o ensinar e aprender o outro no campo escolar como forma de construirmos processos de aprendizagem em que possamos olhar e pensar o mundo em respeito às todas as espécies de vida do nosso planeta no sentido de evitarmos a crise ecológica e suas consequências devastadoras.
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